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16/04/2015 - 07:11

Helibras apresenta na LAAD primeiro helicóptero no país com sistema de reabastecimento em voo


Avanços obtidos no Programa do H-XBR garantiram à empresa novo reconhecimento da COPAC pelo cumprimento da cooperação industrial.

A Helibras vai apresentar na LAAD o primeiro helicóptero na América Latina a contar com sistema de reabastecimento em voo (REVO). A aeronave é a mais recente unidade do H225M, fabricada na linha de montagem da empresa em Itajubá (MG) no âmbito do Programa H-XBR, e estará exposta em seu estande na Feira Internacional de Segurança e Defesa, que acontece no Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira (17).

O helicóptero é uma unidade destinada à FAB e o mecanismo foi integrado no Brasil por engenheiros e técnicos da Helibras, permitindo que a aeronave possa ser abastecida por um avião durante uma missão, sem a necessidade de pousar ou interromper uma atividade.

Além desse sistema, o helicóptero recebeu no país a integração de sistemas como o de contramedidas eletrônicas, um dos principais itens desenvolvidos na empresa, que é um mecanismo de autoproteção para a aeronave, além de sistema de comunicação criptografada entre forças de resgate e refugiados, o equipamento FLIR com câmera infravermelha e detector a laser para rastrear alvos, e sistema de gravação de vídeo e voz do helicóptero.

O H225M também permite operação com óculos de visão noturna, possui blindagem reforçada, guincho duplo, gancho para carga externa, previsão para instalação de duas metralhadoras 7.62, além de componentes de rapel e avançados sistemas de navegação e comunicação.

Os avanços no programa H-XBR foram reconhecidos pela COPAC – Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, que emitiu novas cartas de crédito pelo cumprimento das etapas de Projetos de Cooperação Industrial (ICP) pela empresa, como a transferência de informações CRM para o suporte técnico nacional e a auditoria realizada conforme previsto pelo contrato.

No final de 2014, a empresa já havia recebido reconhecimento pela produção nacional de chicotes elétricos e a implementação de processos de engenharia através de sistemas computadorizados em sua fábrica.

As etapas foram acompanhadas pelo MDIC, responsável pela emissão de relatórios técnicos com o propósito de fornecer informações que subsidiam o reconhecimento dos créditos. O Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi, presidente da COPAC, elogiou a condução do projeto que, conforme a Estratégia Nacional de Defesa, trará um grande desenvolvimento para a indústria brasileira. “Esse é um programa muito importante, pois não inclui só a aquisição de 50 unidades. Ele prevê a capacitação da indústria de defesa para produzir aeronaves de asas rotativas no país e isso envolve grandes vantagens tecnológicas e industriais para o Brasil”, afirmou.

A Helibras e as Forças Armadas conversam agora para reorganizar o prazo final para a entrega do último lote de aeronaves. “Manteremos o nosso compromisso com o desenvolvimento local e a produção nacional dos helicópteros, mas vamos organizar nossos trabalhos de acordo com a nova realidade e necessidade do cliente, para cumprirmos o objetivo maior dessa parceria que é o de desenvolver também a cadeia produtiva da indústria aeronáutica brasileira”, diz o presidente da Helibras, Eduardo Marson.

Versão Naval—A mais complexa versão a ser desenvolvida para as Forças, a do helicóptero operacional da Marinha, está avançando no laboratório de integração de sistemas da empresa.

No início de abril, a aeronave protótipo realizou os primeiros testes equipada com Computador Tático de Missão Naval. Essa campanha vai avaliar o desempenho e performance do computador e todos os sistemas interligados a ele em um cenário de missão real.

Já estão integrados a esse computador os componentes de Guerra Eletrônica, o de identificação automática de tráfego marítimo (AIS) e radar tático, que realizou, com sucesso seus primeiros testes na aeronave protótipo no final de 2014. No segundo semestre deste ano o helicóptero será testado com novos sistemas embarcados, inclusive com o lançador de mísseis Exocet AM39 B2M2.

Um míssil Exocet no mesmo modelo que deverá ser embarcado nas aeronaves da Marinha estará em exposição ao lado da unidade do H225M no estande da Helibras, na LAAD.

Perfil—A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2015, 37 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 800 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2013, a empresa registrou faturamento total de R$ 389 milhões. [www.helibras.com.br].

Perfil—A Airbus Helicopters é uma divisão da Airbus Group, pioneira mundial em serviços de defesa e aeroespaciais. A Airbus Helicopters é o fabricante Nº 1 de helicópteros e possui mais de 23.000 funcionários no mundo todo. Com 44% do mercado nos setores civil e governamental, a frota da empresa em atividade inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em mais de 150 países. A presença internacional da Airbus Helicopters é marcada por seus 29 centros de clientes e por sua rede mundial de centros de serviços, instalações de treinamento, distribuidores e agentes certificados. A gama de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters é a maior do mundo e suas aeronaves respondem por um terço da frota mundial de aeronaves civis e governamentais. A principal prioridade da empresa é garantir a operação segura das suas aeronaves para as milhares de pessoas que voam cerca de 3 milhões de horas por ano.

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