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17/04/2015 - 07:55

ADJ Diabetes Brasil promove o Programa I Encontro Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes

A ADJ lança o Programa I Encontro Nacional de Jovens Adultos com Diabetes. A iniciativa consiste em formar uma rede de 30 líderes em diabetes. O projeto possui duas fases, a primeira terá um encontro presencial entre os dias 23 e 25 de abril para capacitar os participantes, e a segunda fase será composta por encontros virtuais mensais para que os mesmos continuem a receber o conhecimento e sejam motivados a realizarem iniciativas locais como nacionais para melhoria do tratamento do diabetes no Brasil.

O objetivo é promover a troca de experiências, incentivá-los a se tornarem polos difusores de informações, principalmente nas redes sociais, capacitá-los a elaborar projetos e captar recursos, chamar atenção do poder público e promover iniciativas conjuntas para ampliar o acesso aos medicamentos e insumos entre outros direitos.

Os jovens com diabetes tipo 1 ou 2 escolhidos passaram por um processo seletivo, que começou com a recomendação da associação, o envio do currículo e de materiais, que mostraram o engajamento pessoal com relação ao diabetes e por último, a entrevista.

Entre os temas que serão abordados no encontro, estão: Panorama do diabetes no país, Últimas tecnologias, O papel e a participação do jovem na sociedade, Como as mídias sociais podem contribuir para ajudar o tratamento, Advocacy e Leis, que envolvem o diabetes, Como os jovens podem produzir projetos e solicitar parcerias com o governo e a iniciativa privada a fim de promover as ações em seus respectivos municípios.

A jornalista e coordenadora do projeto, Vanessa Pirolo, relata quais serão os resultados alcançados: “promover a geração de matérias em diversas mídias antes e após o encontro; implantação de uma rede de mobilização social para compartilhar boas práticas; integração do grupo que reportará iniciativas e projetos em suas respectivas associações; estimular a participação dos jovens em encontros com o governo; promover melhor acesso aos medicamentos e insumos; fortalecimento institucional e promoção da sustentabilidade das associações”.

“Dessa forma, se unirmos forças, com certeza seremos ouvidos tanto pelo poder público como pela sociedade e, assim, serão sensibilizados a promover iniciativas para melhorar o tratamento do diabetes no país, o que mudará a realidade de boa parte dos 13 milhões de brasileiros com diabetes”, complementa Vanessa.

Para esta iniciativa se realizar, as empresas AstraZeneca, Boehringer Ingelheim, Janssen, Lilly, Novartis, Novo Nordisk, Roche e Sanofi são os patrocinadores. A Federação Internacional de Diabetes da Região da América Latina (IDF SACA), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Avianca são as apoiadoras.

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