Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2015 - 08:02

Anvisa aprova novo tratamento para câncer de tireoide em estágio avançado ou metastático

28 milhões de brasileiras entre 30 e 50 anos estão suscetíveis a desenvolver a doença.

São Paulo—Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2014, foram contabilizados mais de mil novos casos de câncer de tireoide em homens e cerca de oito mil para o sexo feminino. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) as mulheres de 30 a 50 anos estão mais suscetíveis a desenvolver a doença, o que corresponde a 28 milhões de mulheres, segundo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Apesar do cenário preocupante, os portadores da doença tem uma boa notícia sobre o tratamento no Brasil. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou recentemente o uso do sorafenibe (Nexavar®, da Bayer) para pacientes que não respondem a iodoterapia. "A notícia é muito positiva. Os pacientes com doença metastática que falharam à iodoterapia agora tem uma opção de tratamento que retarda a progressão e controla a doença", afirma Dra. Ana Hoff, Chefe da unidade de endocrinologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e endocrinologista do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês.

O câncer se caracteriza pelas células de um órgão específico do corpo que se modificam e se reproduzem incontrolavelmente. Essas células cancerígenas podem ser agressivas e invadir e destruir tecidos. As taxas de incidência são de duas a três vezes maiores em mulheres do que em homens e estudos indicam que fatores hormonais podem ser responsáveis por essa diferença.

Segundo a especialista, a síntese de hormônios tireoidianos necessita da presença de iodo. A deficiência crônica e o excesso nutricional de iodo no organismo levam à hiperplasia e à hipertrofia dos elementos foliculares - a demasia e a falta, respectivamente, de hormônio de estimulação da tireoide - TSH, do inglês thyroid-stimulating hormone - e, esse fenômeno, pode estar associado a um maior risco no desenvolvimento do câncer de tireoide, em especial nas mulheres.

Outros fatores considerados de risco são o componente genético e a dieta - alguns estudos apontam correlação entre o aumento de consumo de iodo na dieta e o crescimento de incidência de câncer na região. "Mesmo assim, não existem comprovações de que essas hipóteses estejam certas", completa a endocrinologista.

Cerca de 300 milhões de pessoas no mundo apresentam doenças relacionadas à glândula da tireoide e mais da metade dos casos não são diagnosticados, segundo a SBEM. No caso cânceres de tireoide, quando em estágios iniciais, as chances de cura são maiores que 90%.

Tratamento disponível no Brasil —Para a cura desse tipo de câncer, a cirurgia é sempre necessária. Nela, a glândula e nódulos linfáticos anormais são removidos. Após a cirurgia, o paciente precisa tomar hormônios para substituir os que não podem mais ser produzidos pela tireoide. Dependendo da avaliação médica, o tratamento é estendido com terapias contendo iodo radioativo.

Nos tipos mais agressivos e estágios mais avançados da doença, com metástase, as lesões podem ser resistentes a esses tratamentos e quimioterapia. O paciente tem como opções ainda, o tratamento com sorafenibe (Nexavar®, da Bayer), produto inovador aprovado recentemente pela Anvisa, que inibe o crescimento do câncer e reduz a formação dos vasos sanguíneos que o nutrem, ou a participação em estudos clínicos que investigam novos agentes terapêuticos.

Nos tipos mais agressivos e estágios mais avançados da doença, com metástases, as lesões podem ser resistentes a esses tratamentos e quimioterapia. Até o final de 2014, os pacientes nessa fase doença não tinham mais nenhuma opção terapêutica. Recentemente aprovado pela Anvisa, o paciente agora conta como opção o tratamento com sorafenibe (Nexavar®, da Bayer), produto inovador que inibe o crescimento do câncer e reduz a formação de novos vasos sanguíneos que o nutrem. A participação em estudos clínicos que investigam novos agentes terapêuticos também é encorajada pela comunidade médica.

Perfil da Bayer HealthCare —O Grupo Bayer é uma empresa global com atuação nas áreas de saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. A Bayer HealthCare, divisão da Bayer AG, com vendas anuais de EUR 18,9 bilhões (2013), é uma das mais importantes e inovadoras empresas do setor de saúde e produtos médicos do mundo, e está sediada em Leverkusen, na Alemanha. O objetivo da Bayer HealthCare é descobrir, desenvolver, fabricar e comercializar produtos que irão melhorar a saúde humana e animal em todo o mundo. A Bayer HealthCare tem uma força de trabalho global de 56.000 funcionários (2013) e está representada em mais de 100 países. A atuação no Brasil contempla diferentes áreas de negócio: Saúde Feminina, Medicina Especializada, Medicina Geral, Radiologia & Intervenção, Consumer Care, Diabetes Care e Saúde Animal. [www.bayerhealthcare.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira