Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2015 - 09:03

“Bracher – Pintura & Permanência”no CCBB – Rio

Com entrada franca, público também poderá acompanhar uma performance ao vivo do pintor no ateliê criado para a exposição.

A Brasilcap, empresa líder no mercado de capitalização há 19 anos, traz ao Rio de Janeiro a exposição “Bracher – Pintura & Permanência”, que fará uma viagem pela carreira do artista plástico mineiro Carlos Bracher.

A mostra, que já visitou outras capitais, como e São Paul, acontece entre os dias 15 de abril e 1º de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro

Através de uma parceria entre o curador Olívio Tavares de Araújo o próprio pintor, o público poderá conhecer cerca de cem obras produzidas ao longo de quase 60 anos em atividade. Pela primeira vez, Bracher ganha uma montagem interativa, com espaço multimídia e cenografia assinada por Fernando Mello da Costa.

Os visitantes da exposição ainda poderão acompanhar uma performance ao vivo do artista, que acontecerá no dia 06 de maio, às 19h, no ateliê cenográfico instalado no CCBB. Bracher fará uma pintura de João Cândido Portinari, filho de Cândido Portanari.

Artista—Aos 74 anos, Carlos Bracher, mineiro nascido na cidade de Juiz de Fora e casado com a pintora Fani Bracher, é o artista brasileiro que mais expôs no exterior, realizando exposições individuais há mais de 40 anos, em galerias e museus de Paris, Roma, Milão, Moscou, Japão, China, Londres, Rotterdam, Haia, Madri, Lisboa, Montevidéu, Santiago do Chile, Bogotá e Kingston. Sobre seu trabalho já foram publicados sete livros e realizados dezenas de filmes e documentários.

Na década de 1990 iniciou uma sequência de “Séries Temáticas”. A primeira lhe deu projeção internacional. Em 1990, Bracher percorreu os caminhos do também pintor expressionista Van Gogh realizando a série “Homenagem à Van Gogh”, com 100 telas pintadas no centenário de morte do artista, dando vazão a uma paixão de adolescência. A partir da série, o artista foi convidado a expor em importantes museus da Europa, América e Ásia. Em 1992 lança seu olhar ao mundo industrial, pintando a série Do Ouro ao Aço, sobre a siderurgia em Minas Gerais.

Na “Série Brasília”, de 2007, faz homenagem a Juscelino Kubistchek, pintando 66 quadros nas ruas e esplanadas da capital expostos no Museu Nacional, projeto de Niemeyer. Em 2012, realiza a Série Petrobras, imprimindo visão artística ao mundo industrial do petróleo. Pinta, in loco, as principais refinarias da empresa com a produção de 60 obras, entre pinturas e aquarelas.

Em 2014, data dos 200 anos da morte de Aleijadinho, acaba de realizar a série “Bracher: Tributo a Aleijadinho” que faz uma releitura contemporânea sobre a obra do grande mestre do Barroco. Atualmente uma retrospectiva com 50 quadros, produzidos entre 1961 a 2006, percorre diversas cidades européias já expostas no Museu de Arte Contemporânea de Moscou, Frankfurt, Praga, Estocolmo, Bruxelas, Bruges, Basilea, Dusseldorf, Luxemburgo e Gotemburgo.

Exposição “Bracher – Pintura E Permanência”, de 15 de abril a 1º de junho de 2015, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, Rua Primeiro de Março, 66 – Centro do Rio. Classificação etária: livre. Entrada Franca.

06 de maio, às 19h - Pintura ao Vivo|Classificação indicativa: livre. Entrada franca.|Retirada de senha 1 hora antes do evento | O retratado será João Cândido Portinari.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira