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29/01/2008 - 08:32

Terceirização é estratégia de crescimento

Desde os anos 80, quando a terceirização de serviços começou a ser utilizada na Europa e nos Estados Unidos, seu conceito vem sofrendo alterações de percepção. A idéia de que terceirizar representa apenas corte de custos vem sendo lapidada. Apesar de realmente fazer a diferença nos resultados financeiros de uma empresa, a terceirização está modificando claramente o mundo dos negócios.

O tempo necessário para contratar, treinar e orientar uma nova equipe de trabalho pode ser significativamente reduzido contratando especialistas externos, dotados de alto nível de conhecimento no assunto e habilidade para atingir metas em menor tempo e de forma mais precisa. Além disso, há todo um protocolo de condutas a seguir que nem sempre estão ao acesso das empresas. E, mesmo se estivessem, representariam um importante desvio de foco nos negócios.

Ao contrário, ao terceirizar um serviço, esses recursos adquiridos devem representar um plus no valor percebido da empresa. Técnica moderna de Administração, a terceirização propõe uma mudança não só estrutural, mas cultural. Repensando sistemas e controles, a empresa passa a concentrar esforços em seu core business.

Na maioria dos mercados, a diferença entre executar um serviço-suporte internamente e contratar uma empresa especializada no segmento é determinada pelo espaço de tempo em que se pode realizar as tarefas com máximo proveito, ou seja, qualidade de ponta. Historicamente, ao eliminar a necessidade de infra-estrutura, treinamento e recrutamento, grandes empresas conseguiram crescer ainda mais nos negócios e atingir patamares mais estratégicos, com melhor posicionamento no mercado.

A ‘arquitetura da terceirização’, apesar de ainda ser pouco mencionada, já é capaz de mostrar os ganhos que uma empresa pode obter ao organizar todos os serviços contratados de modo que poucos fornecedores controlem inúmeros serviços agrupados. Trata-se de um modelo que maximiza a comunicação entre as diversas frentes de trabalho, alinhando condutas, reduzindo processos burocráticos e agilizando a entrega dos serviços.

Depois que as empresas despertarem para os ganhos em termos de custos, tempo e qualidade, a terceirização também evidenciará outros benefícios, como: - gerar novas oportunidades conjuntas de firmar parcerias; | - melhorar o nível de atendimento do mercado | - liberar recursos para que possam ser aproveitados na essência do negócio | - economizar os esforços envidados para treinamento, infra-estrutura e tecnologia | - focar no plano estratégico de reengenharia dos processos | - manter controle sobre as decisões estratégicas | - reduzir encargos trabalhistas, principalmente em postos gerenciais | - focar na inovação e expansão dos negócios | - estreitar a comunicação com seus próprios clientes.

. Por: Marcelo Montonni, diretor operacional regional da Brasanitas Serviços Integrados | Site: www.brasanitas.com.br

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