Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2008 - 08:33

O peso da Responsabilidade Corporativa nas decisões e investimentos

Fator é classificado como Central para 85% dos executivos entrevistados em pesquisa da Oracle e da Economist: governança, transparência e ética também são quesitos básicos em uma economia globalizada.

O crescimento da economia do País, atrelado à aquecida procura pela capitalização no mercado de ações (com Ofertas acionárias Primárias e Secundárias por empresas de grande e médio porte na Bolsa de Valores) deu às companhias brasileiras uma idéia de como é negociar e viver em um mercado globalizado. Com mais e mais executivos interessados em ingressar no chamado Novo Mercado, algumas práticas se tornaram fundamentais e um novo “verbete” surge para atualizar o idioma destes profissionais: responsabilidade corporativa.

Responsabilidade corporativa é uma preocupação constante das empresas com a qualidade ética nas relações com as partes interessadas, sejam estas acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e até mesmo o Poder Público. Incorporando este conceito à missão da companhia, compreendendo e praticando tais valores no cotidiano da gestão, o processo pode refletir em um ambiente de trabalho mais produtivo, moderno e participativo.

Recente pesquisa da Oracle Corporation e da Economist Intelligence Unit, uma das divisões do The Economist Group, responsável pela publicação da revista The Economist, 85% dos executivos classifica a responsabilidade corporativa como Central no momento da tomada de decisões e investimentos.

Desenvolvida para unificar estratégias e posições dos executivos, a responsabilidade corporativa tem hoje um papel fundamental nas corporações, pode ser dividida em três pontos fundamentais: comportamento ético dos profissionais, boa governança corporativa e transparência nas negociações. Para os investidores institucionais, a transparência nas negociações é ainda mais importante.

Mas por que as empresas devem integrar a responsabilidade corporativa em sua gestão estratégica? Porque em uma sociedade da informação e em uma economia globalizada, as corporações deparam-se cada dia mais com novas questões e desafios que pedem soluções abrangentes e sustentáveis. O sucesso econômico-financeiro não terá mais longevidade sem o atendimento equilibrado das demandas sociais e ambientais e o bom relacionamento com investidores, acionistas e clientes.

A questão também é facilmente relacionada a outros aspectos positivos resultantes da adoção desta postura pelas empresas como imagem institucional e marca mais valorizadas, maior lealdade dos públicos interno e externo e melhor administração de riscos. O que faz a empresa aparecer mais – e melhor – para o segmento no qual está inserida.

No caso da Aon Affinity, existe a busca pela melhora da qualidade de vida da população. A venda de seguros massificados torna viável às classes menos favorecidas da população a contratação de serviços que até bem pouco tempo eram privilégio para poucos. Ofertado a preços acessíveis, por meio de parcerias com empresas prestadoras de serviços públicos e privados, redes de varejo e grupos de afinidades, permite a membros das classes D e E proteger suas famílias e parte de um patrimônio adquirido com anos de dedicação e muito trabalho. Abre-se, neste caso, uma pequena brecha para o árduo, porém mais que necessário trabalho de inclusão social, sem que tal ação exclua, por parte da Aon Affinity e companhias parceiras, a busca por alianças estratégicas e novos mercados e aumento de suas margens com a ampliação do leque de serviços à disposição de seus consumidores.

A prática da responsabilidade das empresas não exclui o seu objetivo natural, que é o crescimento através do lucro. Mas preferencialmente o lucro saudável, em longo prazo, com riscos minimizados, gerado através de atuação sustentável e socialmente responsável.

. Por: José Macedo, CEO da Aon Affinity do Brasil, sobre Responsabilidade Corporativa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira