Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2015 - 21:59

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão alerta para os riscos da doença

Pressão arterial alta atinge um em cada três indivíduos adultos no mundo e traz diversas complicações à saúde.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial, ou pressão alta, uma condição que causa cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo. No Brasil, cerca de 25% da população brasileira sofre com a doença, percentual que chega a mais de 50% na terceira idade.

Anualmente, a Sociedade Brasileira de Hipertensão promove o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data serve como alerta contra esta doença silenciosa, sem sintomas específicos e que traz diversas complicações à saúde do indivíduo.

“A maiorias das pessoas que têm hipertensão arterial não apresenta sintomas. Dores de cabeça, na nuca, tonturas e falta de ar podem ser alertas, mas também podem estar relacionados a diversas outras doenças. Por isso, as medidas de prevenção e as modificações no estilo de vida são fundamentais”, explica Rafael Vilanova, coordenador de cardiologia do Hospital Niterói D’Or.

Campanha de conscientização—Para informar a população sobre os riscos trazidos pela hipertensão, o Hospital Niterói D’Or promove, no próximo dia 26 de abril, campanha de conscientização no Campo de São Bento, em Niterói. A ação contará com aferição de pressão arterial e sessões de shiatsu gratuitas, além de distribuição de cartilhas com informações e dicas para uma vida mais saudável.

“Uma dieta com baixo teor de sal, evitando alimentos industrializados e embutidos, rica em frutas, verduras, legumes e pobre em gorduras é parte fundamental da prevenção e do combate à hipertensão. Além disso, um programa de atividades físicas regulares e o combate à obesidade, ao tabagismo e ao estresse do dia a dia são ferramentas fundamentais contra a hipertensão arterial”, ensina Vilanova.

Dados da Organização Mundial da Saúde comprovam que quando não tratada, a hipertensão reduz a expectativa de vida em até 16,5 anos, além de aumentar a chance de infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, impotência sexual, entre outras complicações.

Ação Niterói D’Or pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, dia 26 de abril de 201, das 8h às 14h, Campo de São Bento, Niterói. Ações gratuitas: .Aferição da pressão arterial |. Shiatsu |.Distribuição de cartilhas informativas e brindes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira