Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2008 - 08:56

Maracanã pode ser programa diferente para o carnaval

O ícone do futebol mundial tem novidades para os visitantes.

Os turistas que vierem passar o Carnaval no Rio – e os moradores que ficarem na cidade durante o feriadão – têm uma opção de programa diferente, mas não menos carioca: ir visitar o Maracanã e conhecer os detalhes do símbolo maior do futebol mundial.

Durante o carnaval, o horário de visitação ficará da seguinte forma: dia 02/02, sábado, das 9h às 13h; 03/02, domingo, das 10h às 12h; 04/02, segunda, 9h às 18h; 05/02, terça, de 10h às 18h; de 06 a 08/02, quarta a sexta, das 9h às 18h e 09/02, sábado, das 10h às 18h. Normalmente, a visitação funciona diariamente, de domingo a domingo, das 9h às 17h, exceto nos dias de jogos, quando é encerrada quatro horas antes do início da partida.

O estádio é uma das mais procuradas atrações turísticas do Estado do Rio de Janeiro. Localizado na zona norte da cidade, o acesso ao Maracanã é fácil, uma vez que metrô, trem e diversas linhas de ônibus têm pontos em frente ao Estádio. A média é de sete mil visitantes por mês, mas este número aumenta consideravelmente durante a alta temporada, que vai de novembro até o final fevereiro, e no mês de julho também.

Mesmo quem já fez o passeio irá encontrar novidades: os corredores subterrâneos, que dão acesso ao campo, já estão com novo layout. Fotos de jogadas memoráveis e inesquecívies dos nossos craques, estão expostas num grande painel que forra os muros do subterrâneo do Maracanã até a chegada ao gramado, aumentando a sensação do visitante de estar realmente entrando em campo. A outra boa notícia é que os torcedores poderão agora visitar a Tribuna de Honra. Lá irão encontrar expostas as cadeiras onde sentaram a Rainha Elizabeth e o Papa João Paulo II, quando estiveram no estádio. Além de visitarem a parte interna da Tribuna, os torcedores poderão vislumbrar o estádio do seu ângulo mais nobre.

O passeio pelo Estádio começa já na entrada, pela Calçada da Fama. Lá estão eternizados 91 pares dos pés dos maiores craques do futebol mundial entre eles: o Rei Pelé, Zico, Garrincha, Rivelino, Didi, Eusébio, Beckenbauer, Romerito, Figueroa, Ronaldo Fenômeno, Roberto Dinamite, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Gerson e agora a melhor jogadora do mundo de futebol feminino em 2006, eleita pela Fifa, e campeã dos XV Jogos Pan-Americanos, Marta - a única mulher a fazer parte da calçada da fama.

Em seguida, no hall dos elevadores, o visitante se depara com painéis ilustrativos e auto-explicativos que contam a história do futebol. Há fotos da construção do Maracanã, dos principais jogos e campeonatos e também das cinco copas conquistadas pelo Brasil. O visitante também passará por murais que homenageiam os quatro maiores times cariocas: Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo e Fluminense. Há também referência aos shows culturais que marcaram para sempre a história do Maracanã, como o do cantor Frank Sinatra, que foi o maior de toda a história do estádio e também de público do cantor americano; Paul McCartney, Madonna, Ivete Sangalo e Xuxa, entre outros.

O turista segue sua visita guiada pegando o elevador que o transportará até o 6º andar. Lá ele terá uma visão panorâmica e arrebatadora do Maracanã: todas as arquibancadas, cadeiras, tribunas e gramado. Os visitantes também têm acesso aos vestiários utilizados pelos jogadores, bem como à sala de aquecimento, com gramado sintético e baliza. É neste espaço que os jogadores antes de entrarem em campo se aquecem. Vale ressaltar que a sala é climatizada exatamente conforme a temperatura que os jogadores encontrarão no campo. Nesta sala, o turista poderá testar as suas habilidades como craque de futebol: uma pessoa, caracterizada como juiz, comandará a batida de um pênalti.

Mas a grande sensação do passeio ocorre mesmo quando os visitantes entram no campo. A imensidão do Maracanã comove a todos. Na beira do gramado ou campo sagrado, como é conhecido, o turista contempla não só a beleza da arquitetura, mas também as habilidades de Márcio Pereira da Silva, um carioca de 41 anos que faz malabarismos com bolas de diversos tipos e tamanhos.

Vale a pena conferir. O Centro de Visitação dispõe de 17 universitários bilíngües que ficam estrategicamente posicionados para atender os visitantes e um coordenador. A Suderj disponibiliza o telefone 2299-2941, das 9h30min às 17h, de domingo a domingo, para agendamento de visitas para grupos grandes.

A entrada inteira custa R$ 20,00. Pessoas da terceira idade e portadores de necessidades especiais e seu acompanhante com carteira de identificação não pagam. Estudantes e torcedores do Rio de Janeiro pagam meia entrada, desde que apresentem a carteirinha de estudante e um comprovante de residência, respectivamente. Escolas também podem agendar visitação para grupos de alunos. Os pedidos devem ser encaminhados por fax para o número 2299-2469, aos cuidados da Vice Presidência de Planejamento e Controle.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira