Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2015 - 09:27

A saúde do organismo também depende de um sorriso saudável


Dez dicas para ter dentes lindos e evitar doenças.

Mais do que ter dentes bem branquinhos iguais aos das celebridades, mantê-los em ordem significa cuidar da saúde. Alguns problemas, como por exemplo diabetes e doenças do coração, podem estar associados à condição dos seus dentes. A trinca escova, pasta de dentes e fio dental continua infalível na conquista de um belo sorriso. Mas você pode ir muito além. A Beauty Dental Clinic listou 10 dicas para manter a saúde bucal e do seu organismo.

1- Faça escovação correta - Você escova os dentes quantas vezes por dia? A tarefa pode ser executada apenas duas vezes, desde que cada escovada seja bem feita. Use uma escova macia com cerdas arredondadas e de náilon. Em relação aos movimentos, os circulares são indicados para crianças. Já para os adultos, a escovação dever se feita com a escova num ângulo de 45º na linha da gengiva.Se doer ou sangrar continue o mesmo procedimento. E passe bastante fio dental, quanto mais usá-lo, mais as gengivas ficam resistentes. Não se esqueça de escovar a língua. Ela também acumula bactérias e restos de comida que não saem com a escovação dos dentes.

2- Mantendo a coloração natural dos dentes - O aspecto amarelado dos dentes não é necessariamente sinônimo de má escovação. Algumas pessoas têm predisposição genética e dentes não tão brancos. Mas o escurecimento ao longo da vida pode ser consequência da má higiene, de uma alimentação inadequada e de alguns maus hábitos. Os vilões mais conhecidos que você deve evitar: cigarro, café, refrigerante, mate, vinho e chá-preto.

3 – Dieta saudável - Uma pesquisa da Unicamp e do Instituto Forsyth, nos EUA descobriu ligações entre uma bactéria na boca e a obesidade. Ao avaliar 313 mulheres com sobrepeso ou obesidade de nível 1, em 98% delas tinham alta quantidade da bactéria Selenomonas noxia, enquanto 80% das voluntárias magras não tinham o micro-organismo. De olho na balança e também dn sorriso saudável, dê preferência aos alimentos com fibras que contêm menos açúcares e precisam ser mastigados mais vezes, o que estimula a produção de saliva.

4 - Preste atenção aos hormônios - A gravidez faz com que a visita ao dentista seja necessária. Níveis mais altos dos hormônios estrogênio e progesterona podem deixar as gengivas mais sensíveis e suscetíveis a infecções secundárias. Alterações hormonais da menstruação também favorecem o surgimento de inflamações gengivais. Elas não são suficientes para causar mau hálito, mas podem exacerbá-lo se a higienização não for correta. A dica é beber mais água no período entre os cinco dias pré-menstruais e o fim da menstruação.

5 – Observe seus dentes após os 50 anos - A perda óssea é uma das principais para as pessoas perderem os dentes. Por isso é importante manter uma dieta saudável, com ingestão de cálcio e vitamina D. Se você tiver histórico familiar de osteoporose, exames dentários são necessários, já que uma radiografia pode detectar degeneração óssea.

6 - De olho no coração - Estudos mostram que pessoas com doença periodontal podem ter maiores riscos de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, possivelmente porque a infecção aumenta a inflamação por todo o corpo.

7 – Sorria – Pesquisa publicada no Journal of Periodontology diz que a depressão interfere na saúde bucal. As variações hormonais altas da depressão ou até a preferência do doente de ingerir carboidratos e doces, em busca da compensação do prazer no paladar, facilitaria o surgimento de doenças na gengiva e de cáries.

8 – Cuidado com soluções milagrosas – Cremes dentais servem para limpar os dentes e ajudar na eliminação da sujeira da boca. Em caso de impossibilidade de escovar os dentes, recorra às gomas de mascar que ajudam a higienizar a cavidade bucal, porque estimula a salivação. Mas prefira as sem açúcar. Mas atenção aos produtos que prometem clarear o sorriso. O resultado é praticamente nulo.

9 - Use com moderação - Dentes não foram feitos para rasgar embalagens, morder lápis ou segurar presilhas. Exageros levam à danificação do esmalte, de restaurações ou ao ‘trincamento’ de dentes saudáveis. Evite o problema deixando a boca trabalhar para o foi programada.”

10 - Vá ao dentista - O profissional de odontologia pode fazer um diagnóstico completo da sua saúde bucal e indicar os tratamentos mais indicados. O Diretor da Beauty Dental Clinic, Egberto França garante “algumas doenças graves podem ser detectadas com uma simples visita ao dentista. Hoje existem diversas e modernas técnicas de diagnóstico, prevenção, tratamentos e recursos de estética oral cujos resultados são incríveis”.

Dr. Egberto França—Mestre em Reabilitação Oral e Estética dental . Sócio Fundador da Clínica Beauty Dental, sediada há 16 anos em um andar inteiro no coração de Copacabana. Quarta geração de uma família com tradição na odontologia, Dr. Egberto França é ‘tataraneto’ do Hipólito Emílio Hallais, dentista que fez parte da equipe francesa que atendia a família Real e que foi o pioneiro no uso de anestésico nos tratamentos dentários no Brasil Colônia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira