Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2015 - 10:00

GKO Frete dá suporte a e-commerce da catarinense La Moda em entregas feitas pelos Correios

A solução permite uma integração tecnológica entre a La Moda e os Correios para facilitar a rastreabilidade na entrega de produtos.

Rio de Janeiro—A La Moda, detentora da grife Lança Perfume – uma das maiores marcas de moda feminina do mercado premium brasileiro, vem colhendo bons resultados com o GKO Frete, desenvolvido pela GKO Informática (www.gko.com.br), para obter maior e melhor rastreabilidade na entrega de produtos de seu e-commerce, que expede através dos Correios. O projeto teve início em 2013 e está em plena produção.

Para atender à necessidade particular da La Moda, a GKO Informática desenvolveu, dentro do ambiente GKO Frete, um módulo que permite integrar, ao processo padrão de gestão de fretes de qualquer empresa, a forma particular que os Correios tratam as encomendas: não há emissão de CTe (conhecimento de transporte eletrônico) e o controle de entrega e cobrança é realizado por volumes chamados de objetos.

Tal particularidade, na La Moda, exigia a geração de controles paralelos. Entretanto, Aislan Ventura, analista de Negócios da GKO Informática, explica que esta necessidade foi eliminada com o novo módulo do software, pois a faixa de códigos de objetos dos Correios passou a ser cadastrada no GKO Frete por tipo de serviço: Sedex, PAC, e-Sedex, etc. Com isso, o volume descrito na nota fiscal recebe essa informação no sistema e são impressas etiquetas com dados de entrega, logomarca do cliente, dos Correios e a chancela do serviço contratado.

Os Correios, por sua vez, fazem a leitura dos códigos de barras das etiquetas, disponibilizam em seu site as ocorrências e também geram os arquivos de faturas no final do mês. Após a postagem desses produtos, o GKO Frete passa a monitorá-los no endereço eletrônico dos Correios e, se há alguma ocorrência, o software a registra em sua base de dados para que seja analisada pela área de transportes do embarcador e tomadas as devidas ações.

Ao receber a cobrança pelo transporte, a La Moda executa a conferência importando o detalhamento da fatura – isso permite identificar quais objetos estão sendo cobrados e se os valores correspondem aos serviços contratados, além de dar baixa nas cobranças das NFs transportadas.

“Da mesma maneira que já ocorre com os usuários do GKO Frete, a La Moda pode obter relatórios de desempenho das entregas, observar atrasos, comparar valores de fretes, entre outros parâmetros existentes na solução”, destaca Ventura. “O maior ganho para a empresa é a rastreabilidade dos produtos junto a um fornecedor de características tão personalizadas quanto os Correios, utilizando uma ferramenta tecnológica que permite integrá-lo a seu sistema corporativo. Já para o cliente da La Moda, o benefício vem em forma do pedido recebido pontualmente”, completa.

Resultados na La Moda—Até a adoção do GKO Frete e seu módulo para integração com os Correios em 2013, a La Moda não tinha qualquer tecnologia de comunicação com esse fornecedor, resultando na dificuldade de troca de informações vitais para manutenção da pontualidade das entregas. “Todo o trabalho era manual para coleta e acompanhamento dos produtos até seu destino final”, comenta Fernando José Waterkemper, Analista de TI responsável pela implantação do sistema na empresa.

Atualmente, 16% das entregas da empresa são realizadas pelos Correios. Com a implantação do GKO Frete, o profissional relata que a empresa automatizou toda a logística de coleta e envio de produtos aos clientes. Como consequência disso, alguns processos manuais foram substituídos, bem como criado um controle de numeração de chancelas para facilitar o rastreamento, as ocorrências em tempo real e o histórico de envio – com isso, o cliente recebe o que encomendou no prazo correto.

“Como resultado, tivemos uma redução no gasto dos fretes sobre faturamento de 2,6%, em 2012, para 1,76%, em 2013. Antes da entrada do GKO Frete não tínhamos a autonomia para acompanhar em tempo real nossas encomendas. Agora, ficamos independentes em relação aos atendimentos centralizados como call center, protocolos, entre outros, e isso nos poupa um bom tempo. Hoje, somos ‘donos’ da informação das nossas entregas”, encerra Waterkemper.

As novas funcionalidades do GKO Frete para operação com os Correios.: Distribuição—Geração dos códigos dos objetos; emissão de etiquetas; emissão opcional de Aviso de Recebimento (AR); controle das despesas adicionais como mão própria, seguro e outros serviços opcionais dos Correios.

Rastreamento de Objetos—Consulta do status dos objetos pendentes de entrega no site dos Correios.

Auditoria de Fretes—Importação da fatura para conferência dos preços cobrados por objetos.

Logística reversa Integrada—Registro do e-ticket no site dos Correios – autorização de postagem na agência; solicitação de coleta domiciliar.

Padronização dos Processos—Seja qual for o controle de entrega e/ou cobrança utilizado pelos Correios ou demais transportadores, o GKO Frete mantém o controle de pagamento e entrega por Nota Fiscal, ou seja, quando necessário monitora individualmente cada volume da NF. Isso permite comparar as performances dos Correios e demais transportadores, independentemente do modelo de negócio adotado.

La Moda—Fundada em 1986, em Santa Catarina, a La Moda começou com um pequeno negócio familiar. Em 2006, lançou no mercado a marca Lança Perfume, com uma proposta inovadora e que hoje é sucesso e referência nacional no mercado de moda premium. Com sede em Criciúma e uma estrutura física de mais de 10.000 m², são 680 profissionais diretos e cerca de 2.000 indiretos que têm como principal propósito levar emoção à vida das pessoas. A Lança Perfume está presente em todo o Brasil, com mais de 2.000 pontos de vendas multimarcas, e-shop e nove lojas próprias, com exportação para oito países.

GKO Informática—Fundada em 1987, a GKO Informática se dedica ao desenvolvimento e ao apoio à implantação de soluções de base tecnológica na área de logística e especializou-se na área de gestão de fretes para embarcadores, segmento no qual atua com seu principal produto, o software GKO Frete. A empresa oferece serviços de consultoria e ministra cursos aos embarcadores sobre como contratar e administrar fretes para gerar lucros. O GKO Frete foi eleito a Marca Líder em software de gestão de fretes por quatro anos seguidos em premiação promovida pela revista IntraLogística, editada pelo Instituto IMAM. A GKO Informática, por sua vez, foi eleita “Protagonista da Logística” pela Aslog (hoje Abralog), associação que representa as empresas e os profissionais de logística. A empresa oferece também a modalidade de terceirização de infraestrutura (hardware e software) para seus clientes, o que permite o acesso ao GKO Frete via internet no modelo Software as a Service (SaaS).

Com experiência de 27 anos de mercado, a GKO Informática vem expandindo a sua atuação para a terceirização de processos da gestão de fretes com a LogPartners e sua unidade de serviços em nuvem que apoiam a relação embarcador-transportador, o GKO Plus. A GKO Informática atua junto aos mais variados setores da indústria, contando com clientes de 21 segmentos que cobrem uma diversidade de mercados em todas as regiões do País.

O software GKO Frete atende desde indústrias automotivas até e-commerce, abrangendo empresas do varejo, indústrias e de serviços, todas tendo como ponto comum serem médias e grandes contratantes de transportes. Mais de 250 empresas já implementaram o GKO Frete, entre elas Adidas, Danone, Pepsico, Melitta, Volkswagen, Volvo, Schulz, Chevron, Cosan, Natura, DPaschoal, Mabe, Panasonic, GSK, Novartis, Roche, Mantecorp, Syngenta, BIC, Oi, Teka, Carrefour, WalMart, Coteminas, Record, Saraiva, O Boticário e muitas outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira