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23/04/2015 - 10:26

Millward Brown Vermeer lança o ranking BrandZ™ das 50 marcas mais valiosas e mais fortes do Brasil em 2015

Skol lidera mais uma vez o ranking das mais valiosas. Facebook supera o Google tornando-se a marca mais forte no País.

São Paulo—A Millward Brown Vermeer acaba de lançar a nona edição do ranking BrandZ™ das 50 marcas mais valiosas e mais fortes do Brasil em 2015. Encomendado pelo grupo de comunicação WPP, o estudo é o único que combina informações financeiras com a opinião de consumidores.

A Skol lidera pelo terceiro ano consecutivo como a marca mais valiosa do Brasil, seguida por Bradesco e Itaú, evidenciando que o segmento bancário mostra crescimento mesmo em cenário de adversidade econômica.

“A presença de empresas dos setores de consumo e de serviços é bastante destacada no ranking de 2015, o que ressalta a importância da marca no valor financeiro”, comenta Eduardo Tomiya, Diretor-Geral da Millward Brown Vermeer para Brasil e América do Sul.

As empresas digitais se mantém no topo do ranking das marcas mais fortes, consolidando uma tendência mundial também no Brasil. Facebook e Google estão respectivamente em primeiro e segundo lugar, como exemplos da força dos valores intangíveis de uma marca e do alto nível de lealdade de seus consumidores.

Tradicionais ocupantes das posições de liderança, surgem na sequência as marcas da categoria de consumo frequente, principalmente aquelas que têm seu valor construído de forma significativa para os consumidores.

“O ranking confirma o que aprendemos pesquisando marcas no Brasil. Aquelas que são construídas com base em valores que transcendem os benefícios básicos da categoria inspiram a lealdade e geram maiores resultados”, diz Valkiria Garré, CEO da Millward Brown no Brasil.

O estudo BrandZ™ das 50 marcas mais valiosas do Brasil – em seu nono ano – é parte da galeria de rankings do BrandZ que também inclui BrandZ das 100 marcas mais valiosas do mundo, BrandZ das 50 marcas mais valiosas da América Latina, BrandZ das marcas mais valiosas da China e BrandZ das marcas mais valiosas da Índia.

Metodologia—O estudo BrandZ™ das 50 marcas mais valiosas do Brasil 2015 foi realizado pela Millward Brown Vermeer, líder em avaliação de marcas e consultoria estratégica no Brasil. A metodologia espelha o método utilizado para elaborar o ranking anual do BrandZ™ das 100 marcas mais valiosas do mundo, que este ano celebrará seu décimo aniversário.

Encomendado pelo grupo de comunicação WPP, o ranking é o único do mundo que combina opiniões de consumidores (foram realizadas mais de 14.000 entrevistas para a avaliação de 260 marcas) com informações financeiras, dados da Bloomberg e da Kantar Worldpanel.

A percepção do consumidor é crucial, já que as marcas são uma combinação do seu desempenho em negócios, seus produtos e a clareza de seu posicionamento e liderança. São levadas em consideração também análises rigorosas de suas informações financeiras, avaliações de mercado, relatórios de analistas e perfis de risco.

Os critérios para seleção das marcas incluídas no ranking foram:Ser caracterizada como uma marca local brasileira (seja originária do Brasil ou com uma parte relevante de seus negócios em território nacional);

Ser propriedade de uma empresa de capital aberto;

A empresa de capital aberto proprietária deve reportar lucro positivo;

A Millward Brown é a agência de pesquisa de mercado líder global em avaliação publicitária, comunicação estratégica, mídia e Brand Equity. A Millward Brown auxilia seus clientes a desenvolver suas marcas por meio de uma análise completa apoiada por estudos e soluções quantitativas e qualitativas. Entre suas práticas globais especializadas, estão a Millward Brown Digital (líder em eficiência e inteligência digital), Firefly Millward Brown (rede global qualitativa), Práticas de Neurociência (utilizando a neurociência para otimizar o valor das técnicas tradicionais de pesquisa) e Millward Brown Vermeer (consultoria estratégica que auxilia as empresas a maximizar seus retornos sobre o investimento em marcas e marketing). A Millward Brown opera em mais de 55 países e é parte da Kantar, divisão de inteligência de mercado da WPP. [www.millwardbrown.com].

A WPP é o maior grupo de comunicações do mundo, com faturamento de US$ 72,3 bilhões e receitas de US$ 17,3 bilhões em 2013. Por meio de suas empresas, o grupo fornece um amplo leque de serviços que inclui Publicidade e Gestão de Investimentos em mídia, Inteligência de Mercado, Relações Públicas e Assuntos Públicos, Relações Institucionais, Branding e Identidade de Marca, comunicação especializada na área de Saúde, Marketing Direto, Digital, Promocional e de Relacionamento, entre outros. A empresa conta com 175.000 colaboradores (incluindo associadas) em mais de três escritórios em 110 países.[www.wpp.com].

WPP na América Latina—Nossas empresas WPP têm presença na América Latina há quase 100 anos. Hoje, mais de 20.000 profissionais da WPP trabalham em São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México, Buenos Aires, Córdoba, Santiago, Bogotá, Lima, Caracas e muitas outras cidades, entregando a nossos clientes um serviço inigualável por meio de Publicidade, Marketing, Gestão de Investimentos em Mídia, Shopper Marketing, Relações Públicas e Relações Institucionais, Inteligência de Mercado, ativações, estudos sobre o consumidor e tecnologia digital. Em parceria com nossos clientes auxiliamos no desenvolvimento de conhecimento, insights e tudo o que seja necessário para ajudá-los a construir marcas de valor sustentável na região.

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