Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2008 - 09:19

Acordo garante recursos do Ministério dos Portos para Barra do Furado, no Norte Fluminense


Obras de implantação do complexo serão incluídas no orçamento de 2009.

Em reunião realizada no dia 29 de janeiro, no Palácio Laranjeiras, o governador Sérgio Cabral e o ministro dos Portos, Pedro Brito, acertaram a inclusão, no orçamento de 2009 do Ministério dos Portos, dos recursos para dar continuidade às obras de implantação do Complexo Logístico e Industrial da Barra do Furado, na divisa dos municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã, no Norte Fluminense.

O projeto, que está sendo coordenado pela Secretaria de Transportes, pretende transformar a área no entorno do Canal das Flechas em um centro de apoio ao desenvolvimento das atividades complementares à exploração petrolífera da Bacia de Campos. Os recursos do Ministério dos Portos, a serem investidos a partir de 2009, serão destinados à construção do complexo industrial.

Antes, serão realizadas obras de dragagem, para tornar o canal da Barra do Furado navegável e viabilizar a implantação do empreendimento, que também receberá recursos da iniciativa privada. Nesta primeira fase, a ser executada ainda este ano, serão investidos R$ 60 milhões, valor que está sendo custeado pelas prefeituras dos dois municípios.

Nessa primeira fase, de dragagem, serão retirados cerca de dois milhões de metros cúbicos de areia do canal, que é a principal ligação da Lagoa Feia com o mar. Sua profundidade, que hoje é de apenas dois metros, será ampliada para sete metros, tornando possível a passagem dos navios que servem à Bacia de Campos. Paralelamente à dragagem, será construído um sistema de by-pass fixo, com o objetivo de impedir novo assoreamento. De acordo com o secretário de Transportes, Julio Lopes, a tecnologia empregada será novidade no país.

O acordo para o início das obras de dragagem foi assinado em julho do ano passado pelo governo do estado e pelas prefeituras de Campos e Quissamã. O Complexo de Barra do Furado prevê a instalação de um estaleiro de construção e reparos navais, de uma base de apoio offshore e de um entreposto pesqueiro para atender aos barcos de pesca da região da Barra do Furado e do Farol de São Tomé. Em uma segunda etapa, está prevista a implantação de um condomínio industrial e de serviços.

De acordo com o secretário Julio Lopes, o projeto de Barra do Furado é aguardado pelo governo do estado e pelas prefeituras da região há muito tempo. Julio Lopes acredita que a instalação do complexo logístico e industrial vai revitalizar e acelerar o desenvolvimento das atividades pesqueira, industrial, turística e imobiliária na região. | Foto: Secretário Julio Lopes

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira