Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2015 - 08:39

Proteja-se contra a hipertensão arterial

No próximo domingo, 26 de abril, celebraremos uma importante data no calendário da saúde: o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. Este momento que tem como objetivo alertar a população sobre a importância do tratamento e controle da doença, prevenção e seus riscos. Causadora de mais de nove milhões de mortes no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, ela pode ser desencadeada por diversos fatores como estresse, sedentarismo ou alimentação não saudável. Em uma recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), quase metade da população brasileira adulta, 46%, é sedentária, ou seja, não pratica nenhuma atividade física.

Esse fato nos preocupa muito, pois o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão. A prática de atividades físicas contribui para uma melhor qualidade de vida e os exercícios fazem com que o coração tenha mais eficiência e trabalhe sem tanto esforço. Sendo mais específico, eles auxiliam na redução da pressão sanguínea exercida sobre os vasos através da regulação do fluxo sanguíneo e expansão das artérias e veias, reduzindo, assim, a pressão.

Para uma pessoa ser considera hipertensa, ela teve ter a pressão sanguínea mais elevada do que o normal, sendo igual ou acima de 140 x 90 mmHg, popularmente conhecido como 14 por 9.

Isso ocorre por diversos fatores, entre eles obesidade, hereditariedade, idade avançada, , tabagismo, excesso de sal na comida, bebidas alcoólicas, preocupações, excesso de trabalho e ansiedade.

Alguns sintomas podem indicar que os valores estão acima do normal, tais como: hemorragia nasal, dor de cabeça, cansaço excessivo, tonturas e visão embaçada. Caso seja diagnosticado uma hipertensão, é recomendável acompanhamento médico e medicamentos. Além de controle nas refeições, diminuindo a quantidade de sal, gordura e ingestão de bebidas alcoólicas. Assim como controlar também o estresse e parar de fumar. Lembre-se sempre que ao adotar um estilo de vida mais saudável, seu coração e sua saúde agradecem.

. Por: Doutor Marcelo Luiz Peixoto Sobral, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela AMB, Membro Habilitado e Especialista do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA). MBA Executivo em Saúde pela FGV. Cirurgião Cardiovascular da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo com mais de 4.000 cirurgias realizadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira