Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2015 - 08:48

Workshop gratuito sobre reconhecimento de animais peçonhentos nos canaviais

Projeto de conscientização é voltado para técnicos das usinas de cana com inscrições limitadas pelo e-mail [email protected], encontro será realizado dia 29 de abril(quarta-feira), das 9h às 17h, no Museu Biológico, Instituto Butantan (SP).

Dando continuidade ao projeto Cana Conviver firmado em 2013 entre a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), do Ministério do Meio Ambiente, e patrocinado pela FMC, o Instituto Butantan, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizarão gratuitamente o curso “Reconhecimento de Animais Peçonhentos”, no dia 29 de abril(quarta-feira), das 9h às 17h, no Museu Bilógico, em São Paulo. O encontro é gratuito, as inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo [email protected].

Devido às boas práticas agrícolas nos canaviais com a redução do fogo e a manutenção e recomposição de matas, o aparecimento de animais está cada vez mais recorrente nas lavouras, ampliando as possibilidades de conservação da biodiversidade na cana. Diante disso, após os workshops sobre a convivência com a fauna nesta nova realidade das lavouras de cana, agora os idealizadores do projeto realizam também treinamento sobre os animais peçonhentos, com o objetivo de capacitar os técnicos das usinas para o devido reconhecimento, prevenção e segurança quando atuam no campo.

Temas como “Serpentes peçonhentas: reconhecimento e histórias natural; ação dos venenos ofídicos”, “Serpentes peçonhentas de São Paulo: distribuição geográfica; prevenção de acidentes, primeiros socorros; Conservação”, “Manejo prático de serpentes e uso dos equipamentos adequados”, serão abordados por especialistas do Instituto Butantan durante o encontro, além de uma trilha monitorada com a visualização de serpentes vivas.

A Analista Ambiental do ICMBio, Márcia Rodrigues, destaca a importância dessa ação. “Além de obter conhecimento técnico com especialistas do Instituto Butantan, os participantes poderão identificar os peçonhentos na prática, o que contribuirá para a assimilação do aprendizado e proporcionará a atuação de uma agricultura mais responsável e segura no campo”, ressalta Marcia.

Para a presidente da UNICA, Elizabeth Farina, o workshop ao estimular um melhor cuidado com os animais, suscita ganhos socioambientais. “Ao instruir de forma correta o manejo e a conservação da biodiversidade, gera-se benefícios para todos os envolvidos na cadeia produtiva, da indústria a comunidade que vive no entorno. Além disso, o encontro servirá para que os profissionais do setor sucroenergético possam trocar experiências sobre o trato diário com a fauna local,” destacou Farina.

Projeto Cana Convive—O projeto já viabilizou três eixos de atuação: a capacitação de técnicos das empresas associadas à UNICA por meio de workshops, programados para acontecer em municípios canavieiros estratégicos do Estado de São Paulo; a elaboração de um manual de procedimentos, já distribuído nas usinas e o apoio à construção de um centro para reabilitação de animais, que foi inaugurado em julho de 2014, em Itapira (SP). Os workshops foram ministrados pela analista Ambiental do ICMBio, Márcia Rodrigues.

Programação: Reconhecimento de animais peçonhentos, dia 29 de abril(quarta-feira), das 9h às 17h, no Museu Biológico – Instituto Butantan, Av. Dr. Vita Brasil, 1500 Butantan, São Paulo(SP).

Conteúdo.: Teoria: conceito de animal peçonhento e venenoso; história natural básica de serpentes; função das serpentes na natureza; importância das serpentes; reconhecimento das serpentes peçonhentas; serpentes peçonhentas do Estado de São Paulo e sua distribuição geográfica; função e ação dos venenos; principais serpentes não peçonhentas; primeiros socorros; prevenção de acidentes; manejo de serpentes; serpentes ameaçadas de extinção de São Paulo; conservação das serpentes. Aranhas e escorpiões de interesse em saúde; história natural básica das espécies paulistas; reconhecimento; função na natureza. Prática: visualização de animais vivos; equipamentos; manejo de animais vivos. Certificado: entregue no dia, ao final do curso.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2013/14, o Brasil produziu aproximadamente 596 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 34 milhões de toneladas de açúcar e 25 bilhões de litros de etanol. [www.unica.com.br)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira