Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2015 - 08:37

Brasil e Coreia do Sul ampliam cooperação tecnológica e econômica


A presidenta Dilma Rousseff recebeu no dia 24 de abril(sexta-feira), em cerimônia oficial realizada no Palácio do Planalto, a presidenta da República da Coreia, Park Geun-hye, que está no Brasil para uma visita de Estado.

O encontro envolveu a cooperação entre os dois países e acordos firmados nas áreas de comércio, educação, ciência, tecnologia e inovação, saúde, energia e cultura. Além disso, foram discutidos temas da agenda global, como multilateralismo, proteção aos direitos humanos, mudanças climáticas e o apoio ao desarmamento nuclear da Coreia do Norte.

Em seu discurso, a presidenta Dilma Rousseff agradeceu a visita da presidenta Park e destacou a importância estratégica da parceria entre Brasil e Coreia para o desenvolvimento econômico e social dos dois países.

“Celebramos o fortalecimento dos vínculos entre nossos países, favorecidos pelos progressos da última década. Sua presença entre nós, acompanhada de numerosa delegação empresarial, reflete a amizade e o entendimento que animam as relações entre a Coreia e o Brasil. Expressa, ainda, a vontade recíproca de aprofundar a cooperação bilateral nos mais diversos campos”, afirmou Dilma.

A presidenta do Brasil enfatizou ainda que a Coreia já é um tradicional parceiro do Brasil em vários setores de ponta e lembrou que o comércio entre os países cresceu 65% desde 2009. Além disso, em 2014, a Coreia foi o sétimo parceiro comercial do Brasil no mundo e o terceiro na Ásia, com uma movimentação econômica que atingiu 12 bilhões de dólares. Na América Latina, o Brasil é o maior parceiro comercial da Coreia, que também foi a primeira nação a engajar-se no Programa Ciências sem Fronteiras.

Já a presidenta da República da Coreia disse ter percebido, durante a conversa com a presidenta Dilma, que a cooperação entre os dois países guarda um potencial tão vasto quanto a dimensão do território brasileiro.

“O Brasil é realmente um país com potencial infinito. Quanto mais oportunidades de interação, melhor nos compreenderemos e seremos amigos mais próximos”, afirmou Park Geun-hye.

Parcerias estratégicas—Após a reunião privada das mandatárias, ministros e autoridades dos dois países assinaram 11 atos de cooperação, que vão permitir a ampliação da troca de experiências e conhecimentos, além de fortalecer o comércio entre os países.

Na área de tecnologia e inovação, os acordos visam ampliar a cooperação no domínio das tecnologias da informação e da comunicação, bem como facilitar o intercâmbio no campo da economia criativa e sociedade do conhecimento.

Neste âmbito, um dos memorandos assinados permitirá a implementação do Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, criado na Coréia do Sul pelo Centro de Economia Criativa e Inovação Daegu (CCEI, sigla em inglês) em parques tecnológicos e incubadoras de empresas brasileiras. A parceria entre o governo brasileiro, a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a Samsung Electronics dará um novo impulso ao desenvolvimento de tecnologias e novos negócios.

A Anprotec, com apoio da Samsung, promoverá treinamentos, articulará políticas públicas e vai gerar conhecimento em inovação e empreendedorismo para os cerca de 300 membros associados. A Samsung agirá também como facilitadora das comunicações entre a Anprotec e o CCEI Daegu, identificando e recomendando projetos para participarem do programa e para serem incorporados às atividades da Samsung no Brasil. O acordo tem validade de cinco anos, com possibilidade de renovação. A Samsung investirá US$ 5 milhões no projeto.

Os outros acordos firmados vão possibilitar a aumento e a desburocratização do comércio entre os países; o fortalecimento dos laços entre as pequenas e médias empresas; a cooperação no campo do trabalho por meio do desenvolvimento conjunto de sistemas de treinamento e intercâmbio de especialistas; parcerias na área da saúde, em especial na atenção básica e no desenvolvimento de novas tecnologias; e a concessão de linhas de crédito para o financiamento de projetos de infraestrutura. Conheça a íntegra de todos os acordos firmados.

Outras agendas—A comitiva coreana seguiu, ainda nesta sexta, para São Paulo, onde participa de encontro empresarial organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e pela Câmara Coreana de Comércio e Indústria (KCCI). No dia 25 de abril (sábado), as autoridades terão encontros com empresários e com representantes da comunidade coreana, além de comparecer a evento cultural de música e moda coreanas. | PB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira