Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2015 - 08:55

Mais um passo para a mobilidade urbana

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) aderiu ao Sistema de Informações da Mobilidade Urbana (SIM) um novo banco de dados relativo ao transporte por fretamento. Essa inserção se fez necessária, uma vez que nunca houve números que refletissem a realidade atual do modal.

Temas como oferta e demanda, estimativa dos consumos e custos relativos à sua operação, emissão de relatórios analíticos e comparativos e integração às informações constantes no site da ANTP podem ser consultados desde fevereiro na página do SIM.

Esse é um trabalho amplo e demonstra com informações concretas, baseadas em estudos, as vantagens de se optar pelo sistema de fretamento. Os benefícios não ficam apenas para os contratantes dos serviços, ou seja, as empresas. Os usuários e a sociedade em geral saem ganhando, uma vez que a contribuição resulta em melhorias do trânsito, da saúde pública e do meio ambiente.

Para os representantes do governo esse banco de dados também servirá para que os setores públicos das esferas federal, estaduais e municipais façam o acompanhamento adequado das várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e trânsito urbanos dos municípios brasileiros, com população superior a 60 mil habitantes.

Vale ressaltar que o fretamento é uma alternativa ao transporte individual e um apoio ao coletivo público. Cidades com as vias muito congestionadas precisam de uma oferta de serviços de transportes que contribuam para a mobilidade urbana, tirando carros das ruas e incentivando o coletivo.

Oferecer essas informações relevantes ao público é fundamental para que o fretamento possa ser incluído nas alternativas de transportes, sendo parte das soluções dos grandes centros urbanos.

. Por: Regina Rocha, diretora -executiva da FRESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo), bacharel em Direito e em Turismo, atua há mais de dez anos no transporte rodoviário e turístico, tendo sido por seis anos titular da cadeira de fretamento junto a Comissão de Transportes da ARTESP, onde hoje é primeira suplente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira