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30/01/2008 - 09:39

Grandes redes se consolidam como preferência do consumidor

Vendas nas redes associadas à Abrafarma aumentaram 13,90% em relação a 2006.

Segundo dados levantados pela Fundação Instituto de Administração/USP para a Abrafarma - Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias, as 23 redes associadas à entidade atingiram faturamento total de R$ 7,72 bilhões em 2007 - um aumento de 13,8% em comparação com 2006.

Os medicamentos representaram R$ 5,78 bilhões, 74,79% do faturamento no ano. A venda de não-medicamentos também obteve aumento significativo de 13,39%, representando 25,21% do total das vendas nas redes de drogarias.

Mais de 309 milhões de atendimentos foram realizados no ano, com 827 milhões de unidades vendidas para brasileiros de 22 Estados e 250 cidades onde as grandes redes da Abrafarma atuam. Embora as 1.914 lojas representem apenas 3,48% das farmácias em operação no País, o número de unidades vendidas corresponde a 34,47% dos medicamentos dispensados no Brasil. Tais números demonstram a consolidação do consumidor por estabelecimentos de rede.

Genéricos continuam em curva ascendente - O destaque mais uma vez foi as vendas de medicamentos genéricos, que chegaram a R$ 794 milhões, acréscimo de 23,47% em relação ao ano anterior. A participação desta categoria nas vendas totais foi de 14,52%, contra 13,96% em 2006, demonstrando um crescimento contínuo desde a implantação deste tipo de medicamento no País.

Lojas 24 horas: tendência de queda - Em 2007, as redes de drogarias associadas à Abrafarma empregaram 40.785 pessoas, uma alta de 9,69%, um reflexo da abertura de 171 novas unidades de vendas. Das 1.914 lojas em operação, somente 334 são lojas 24 horas, consolidando uma tendência de abertura de lojas com horário menos extensivo de atendimento, provavelmente um reflexo da violência urbana. Em dezembro de 2005, 22% das lojas operavam 24 horas. Número maior que em dezembro de 2007 - 356 unidades contra os 334 estabelecimentos atuais.

Alta nas entregas em domicílio - Os clientes deixam de ir às lojas físicas para solicitarem seu medicamento em casa, provavelmente um reflexo também da violência urbana e da comodidade do mundo moderno. O crescimento de 17,60% foi expressivo em 2007, com mais de 9,2 milhões de atendimentos realizados, chegando a R$ 379 milhões em vendas.

Programa Farmácia Popular: um sucesso na rede privada - Outro índice expressivo é a quantidade de atendimentos realizados no Programa Farmácia Popular. Por meio de convênio das redes privadas com o Ministério da Saúde, quase 4 milhões de atendimentos foram realizados e 8,7 milhões de medicamentos dispensados no período de apenas nove meses. O número passou a ser aferido pela FIA/USP apenas em abril de 2007.

Perfil da Abrafarma - Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 23 maiores redes de farmácias do País, presentes em 237 cidades de 19 Estados brasileiros. As redes associadas representam 21,3% das unidades vendidas no País. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades. | Site: www.abrafarma.com.br

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