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28/04/2015 - 08:51

Como aumentar o faturamento do restaurante por meio da tecnologia

Atualmente, o gestor de um restaurante vive em uma corda bamba, tendo que equilibrar a excelência do atendimento e a sobrevivência financeira do estabelecimento. O atendimento é fator decisivo para aumento de consumo e também para estabelecer a fidelidade do cliente. Por outro lado, esse quesito também é um dos principais itens de custo e dificuldade de gestão. Balancear a capacidade com a demanda e evitar desperdício de mão de obra, ou a falta dele, é uma tarefa complexa.

Neste campo, os softwares de organização entram solucionando problemas históricos de filas – com as novas tecnologias, o cliente não precisa ficar esperando na porta do restaurante e recebe no celular informações sobre sua posição na espera -, com o gerenciamento de reservas online e também com a criação de bancos de dados com informações sobre os consumidores para que o estabelecimento possa sempre saber quem frequenta o restaurante e possa utilizar o marketing de fidelização, com ações específicas para cada perfil.

Também nas mesas a tecnologia tem se mostrado presente com os novos menus eletrônicos. Além de serem mais ilustrativos e interativos, são econômicos, pois se um item do cardápio está em falta ou vai mudar de preço, só é preciso ir até o computador central e fazer a alteração. Não há necessidade, por exemplo, de mandar imprimir novos cardápios.

Poderíamos listar aqui ainda uma infinidade de vantagens da aplicação da tecnologia para alavancar ainda mais os negócios em diferentes restaurantes, mas um dos pontos centrais é que podemos fazê-la atuar diretamente a favor do faturamento. Um dos melhores exemplos são os apps que permitem que, com um clique, o consumidor faça um pedido delivery. Com mais essa facilidade, o consumidor se sente cercado por todos os lados e confortável em poder fazer o seu pedido pelo celular, sem a necessidade de falar com um atendente. Dessa forma, os pedidos se tornam mais ágeis e recorrentes, impactando no aumento da conversão de vendas.

Por fim, nos dias de hoje, em que o Brasil possui mais de um smartphone por habitante e o número de interações online crescem exponencialmente, o modelo de negócio que apresentar essas opções tecnológicas para o consumidor, já sai na frente dos demais. O uso da tecnologia como aliada na fidelização de clientes, no aumento de mercado e no fortalecimento da marca já é uma realidade que está ao alcance de todos, ou melhor, na palma da sua mão.

. Por: Amilcar Chaves, apaixonado por inovação, é co-fundador do iRestaurante, um facilitador para restaurantes. Um sistema que organiza a gestão do salão de mesas do restaurante (a área de vendas do estabelecimento). O sistema é o único que foca, de fato, nos clientes e não na retaguarda do restaurante (estoque, contas a pagar, cozinha...), por isso é uma plataforma que proporciona conforto para os clientes e maior lucratividade aos restaurantes.

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