Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2015 - 08:56

A solidão em nova versão 'Vintage Apps'


Exposição no Solar do Jambeiro no Ingá junta fotos antigas com aplicativos de relacionamento.

Sem fronteiras e em escala sempre crescente, a solidão surge por trás da grande onda de aplicativos de relacionamento. De volta à era analógica, fotos antigas abandonadas ou esquecidas também podem despertar a mesma melancolia observada em contemporâneos tempos cibernéticos. Foi justamente na combinação de ícones representativos da solidão de épocas distintas, mas em atualizado diálogo, que surgiu a ideia da exposição “Vintage Apps”. A mostra que chega ao Solar do Jambeiro, em São Domingos, Niterói(RJ), é do produtor de arte Luiz Sisinno. A curadoria é do professor de cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Estudos Cinematográficos pela New York University, João Luiz Vieira.

São 20 trabalhos produzidos a partir de fotos antigas, algumas da família do autor e outras garimpadas em feiras de antiguidade. Nas imagens, Luiz combina textos de perfis de aplicativos - Facebook, Grindr e Tinder - gravados com a sua rotuladora Sylvapen, um objeto vintage e já fora de uso. “Esses aplicativos trabalham com a questão da imagem – em geral uma selfie – acompanhada de uma apresentação que sintetiza o objetivo da pessoa. Ela pode ser bem explícita na questão sexual ou discreta ou ainda extremamente preconceituosa e excludente. A associação de elementos, aparentemente, sem qualquer conexão, mas carregados de simbolismo, criam uma representação do homem que traz dentro de si ideias, pensamentos e sentimentos que vivem em conflito com a modernidade”, explica Luiz Sisinno.

No dia 30 de maio, sábado, haverá um bate-papo às 16h, no próprio Solar do Jambeiro, sobre a proposta da exposição com a participação do autor e de convidados da área de artes, comunicação e fotografia. A exposição contará também com duas salas interativas. Em uma delas. O visitante poderá fazer fotos em tamanho real em uma moldura com uma saudação de aplicativo de relacionamento e na outra haverá projeções de imagens que mesclam fotos antigas e mensagens de aplicativos.

“Vintage Apps” é um retrato contemporâneo do homem que tem toda a tecnologia à sua disposição, mas de certa forma é o mesmo de há cem anos sempre buscando escapar da solidão, da morte e do esquecimento. Apaixonado por fotos antigas desde adolescente, o artista diz que guarda, com carinho e cuidado, fotos da família do final do século XIX até os anos 30. E que sempre se sentiu incomodado ao se deparar com imagens cheias de memória, mas desprezadas em feiras de antiguidade.

“Me dói pensar que as famílias não quiseram guardar a história daquelas pessoas. Por outro lado, já são objeto de estudo, de vários pensadores, o homem em tempos de redes sociais e a sua total falta de conhecimento para administrar tamanha facilidade em conhecer pessoas e, ao mesmo tempo, conseguir manter-se isolado e até ‘anônimo’, exercendo ainda um fatal voyeurismo”, lembra Luiz Sisinno. “Assim, a mostra também é um convite à reflexão”, finaliza ele.

O vernissage de "Vintage Apps”, exposição que pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h, de 8 de maio a 28 de junho. O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano 195, São Domingos, Niterói. Entrada franca. Telefone: 2109-2222.

O autor: Luiz Sisinno é formado em Cinema pela UFF e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele trabalha como produtor de arte da Rede Globo há 15 anos. Na Rede Globo atuou na produção de arte em apresentações como O Auto da Compadecida, Chiquinha Gonzaga, O Clone, Coração de Estudante, Sabor da Paixão, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Toma Lá Dá Cá, A Vida Alheia, O Dentista Mascarado, O Caçador e Tá no Ar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira