Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2015 - 08:36

Dia das Mães deve movimentar R$ 80 milhões no comércio de Porto Alegre

A CDL Porto Alegre e o Sindilojas Porto Alegre realizaram uma pesquisa relacionada ao Dia das Mães que projeta números estáveis para o comércio da Capital. Segundo os dados apresentados, R$ 80 milhões deverão circular no varejo, resultado semelhante ao registrado em 2014.

Conforme a avaliação dos presidentes do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, e da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, o crescimento real será negativo, uma vez que a expectativa de inflação do mercado aponta que o acumulado em 12 meses do IPCA deve ser de 8,18% em maio deste ano. “O valor nominal em reais até poderá ser o mesmo, mas a pesquisa demonstrou, acima de tudo, a importância e a participação materna nos dias de hoje”, observou Schifino.

Mesmo diante de um cenário econômico instável no Brasil, o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, afirma que o segmento do varejo está motivado com a data. “Estamos otimistas, afinal este é o segundo momento mais importante do ano em vendas. É a ocasião para as lojas investirem nos diferenciais de relacionamento com o cliente, que atualmente, são decisivos na hora de compra”, ressaltou.

O estudo realizado pela Vitamina Pesquisa ouviu 300 pessoas, com mais de 18 anos, nas classes A,B,C e D.

Confira os principais dados da pesquisa: .Quem será presenteada—As mães serão as grandes homenageadas, já que 89% dos porto-alegrenses pretendem presenteá-las com o melhor agrado. Outros 13% vão comprar presentes para as esposas e 10% para as sogras.

.Quando e onde pretendem comprar—A semana do Dia das Mães é a preferida a fim de buscar do presente para 53% dos entrevistados. Já 16% pretendem comprá-lo com até duas semanas de antecedência. A véspera, que neste ano cai em 9 de maio, é a data ideal para 15%. Outros 6% ainda disseram que vão comprar o presente apenas no dia.

Um total de 55% dos entrevistados acreditam que os shopping centers ainda são a melhor opção para encontrar o presente. Outros 34% irão recorrer às lojas de rua e 7% disseram que farão a compra na internet.

A compra: . 83% pretendem dar o presente sozinho|. 17% irão dividir com outras pessoas.

O que vão ganhar: . roupas são a preferência para 25% dos entrevistados. Para 13%, a melhor opção são os perfumes. Outros 10% têm intenção de dar eletrônicos e 9%, acessórios como óculos e relógios. Calçados (8%), casa e decoração (7%), joias e bijuterias (6%) e livros (5%) são outras opções lembradas.

Investimento no presente: presentes de até R$ 50 serão os escolhidos para 12% dos entrevistados. Já 26% pretendem gastar entre R$ 51 a R$ 100. A maioria —36% —afirmou que vai buscar opções de R$ 101 a R$ 200. Para outros 27%, o valor investido será acima de R$ 200. Desta maneira, o ticket médio geral ficará em torno de R$ 186,91 em 2015.

Como pretende pagar: para 66% dos entrevistados o pagamento à vista —em dinheiro ou no débito – é a melhor opção. Já 34% disseram que vão optar pela compra a prazo no cartão – em uma parcela ou parcelado.

O que mais ajuda a lembrar da compra: a propaganda é a forma ideal para 58%. Para 18%, é a proximidade da data. Outros 17% disseram que alguém lembra ou cobra que é necessário comprar um presente. Já a decoração das lojas foi apontada por 15% dos entrevistados.

Como escolhe o presente: observar o que a mãe precisa foi a opção para R$ 46%. Perguntar o que ela quer foi a resposta de 36%. Olhar as vitrines é a saída para 24% e perguntar a um familiar é o ideal para 16%. A internet (7%), propaganda na TV (6%), dica de amigo (6%) e levar a mãe para comprar (2%) também foram mencionados.

O que conta na hora da compra no comércio: entre os entrevistados, 55% disseram que bom atendimento é fundamental. Para 49% as promoções são o que mais atraem. Outros 20% referiram os descontos ou a distribuição de brindes. Acesso fácil e estacionamento foram mencionados por 19%. Condições de pagamento (14%) e variedade de alternativas (16%) também contam.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira