Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2015 - 08:40

Comércio do Rio de Janeiro vendeu mais 0,3% em março, aponta CDLRio

No acumulado dos três primeiros meses do ano as vendas cresceram 0,4%.

As vendas do comércio varejista da Cidade do Rio de Janeiro aumentaram 0,3% em março em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o menor crescimento de um mês de março nos últimos cinco anos, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que ouviu cerca de 500 estabelecimentos comerciais. No acumulado do primeiro trimestre [janeiro/março], as vendas cresceram 0,4% em comparação com o mesmo período de 2014. Em relação ao mês anterior (fevereiro) as vendas aumentaram 1,0%.

O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, considerou fraco o desempenho do mês de março, principalmente as vendas de produtos do setor de Ramo Duro (Bens Duráveis), que apresentaram resultados negativos. “Normalmente março não é um período de grandes vendas. Vem depois das férias e do Carnaval, quando as pessoas investem muito em lazer”, explica. “Outro fator que influenciou no resultado do mês foi a desaceleração registrada nas vendas das lojas do Centro e da Zona Sul. Por tudo isso, o comércio está se empenhando com uma série de ações para estimular os consumidores e melhorar o desempenho das vendas no Dia das Mães, a segunda data mais importante, depois do Natal, com o lançamento de promoções, descontos, sistemas de crédito diferenciados e diversificação de produtos, esperando um crescimento das vendas da ordem de 3,5%”, concluiu.

Segundo a pesquisa, a novidade de março foi o Ramo Mole (bens não duráveis), que apresentou um crescimento de 2,4% contra menos 0,3% do Ramo Duro (bens duráveis). Os melhores desempenhos do mês foram dos setores Confecções (+2,5%), Tecidos (+1,2%), Calçados (+0,3%) e Jóias (+0,3%) e os piores foram Móveis (-1,3%), Óticos (- 0,6%) e Eletrodomésticos (- 0,2%). Quanto à forma de pagamento as vendas à vista com 0,6% foram às preferidas pelos consumidores contra 0,1% das vendas a prazo.

Destaque para vendas na Zona Norte — Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, a pesquisa mostrou que, no Ramo Mole, as lojas da Zona Norte foram as que mais venderam (+9,1%) seguidas das lojas da Zona Sul com menos 0,2% e as do Centro com menos 10,6%. No Ramo Duro, as lojas do da Zona Norte (+0,5%) também lideraram as vendas, seguidas da Zona Sul (+0,1%) e as do Centro (-6,9%).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira