Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2015 - 08:46

Palácio Guanabara sedia abertura do Rio Harp Festival no Brasil


Em sua 10ª edição, projeto brasileiro é o maior festival de harpas do mundo.

Depois do sucesso do projeto “Palácio Guanabara de Portas Abertas”, incentivando moradores e turistas a um passeio pela cultura e a história da cidade, o Governo do Estado recebe o maior festival de harpas do mundo. A abertura internacional do evento ocorreu na Casa Brasil, em Madri, na Espanha, no dia 28 de abril(terça-feira). No dia 1° de maio(sexta-feira), Dia do Trabalhador, o concerto será realizado no Palácio Guanabara, às 16 horas, a convite do governador Luiz Fernando Pezão. As inscrições para apresentação foram feitas previamente e já se encerraram.

— Como governador do Estado do Rio dou as boas vindas aos harpistas internacionais que, juntamente com os brasileiros de várias regiões do país, participam do evento. Tal iniciativa vem ao encontro dos objetivos de nossa administração, empenhada em estimular ações culturais no estado. O Palácio Guanabara recebe os participantes de braços abertos, na expectativa de que a data se repita todos os anos, colocando o Rio de Janeiro na rota dos importantes programas de música de qualidade em todo mundo —afirmou Pezão.

O Rio Harp Festival comemora, em 2015, dez anos de existência. Nessa edição, serão 100 concertos gratuitos, de 1º de maio a 30 de junho, no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e outras cidades na região Nordeste. A novidade, esse ano, é a incorporação da Espanha e de Portugal no roteiro da série de concertos.

Na capital fluminense, os concertos ocorrerão ainda em pontos turísticos como o Corcovado, a Ilha Fiscal, o Forte de Copacabana, além de igrejas, sinagogas, clubes e centros culturais. De acordo com o idealizador do Rio Harp Festival, Sérgio da Costa e Silva, o projeto também terá um cunho social, com apresentação de orquestras de comunidades, que terão harpistas internacionais como solistas.

— Antigamente, a gente levava os harpistas para tocar nas comunidades. Agora, invertemos. Estamos trazendo as orquestras das comunidades para se apresentar com participação especial de grandes harpistas. Vai ser bom para o artista, que vai conhecer um trabalho social importante no Brasil, e para os meninos. É uma forma de eles terem o prestígio de tocar com um grande nome da música — disse Sérgio.

Entre as orquestras de comunidades que participarão do projeto estão as da Maré, do Complexo do Alemão, do Pavão-Pavãozinho, da Rocinha e de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Para a 10ª edição estão confirmados 45 músicos de 25 países. Os gêneros vão do clássico ao rock e heavy metal, passando por músicas étnicas, jazz e ritmos brasileiros.

O programa completo pode ser acessado nas páginas: [www.musicanomuseu.com.br ou www.rioharpfestival.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira