Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2015 - 09:27

DHL envia equipe de emergência ao Nepal 48h após o terremoto


As equipes voluntárias fornecerão apoio logístico no Aeroporto Internacional de Tribhuvan Katmandú para auxiliar nos esforços de socorro decorrentes do devastador tremor que atingiu o país.

Bonn, Cingapura—O Grupo Deutsche Post DHL (DPDHL), principal prestador de serviços de logística do mundo, enviou sua equipe de emergências (DRT, conforme sigla em inglês) a Katmandú, no Nepal, após o terremoto devastador de 7,8 graus de magnitude que matou e feriu milhares de pessoas no país. Neste momento, a comunidade de apoio humanitário internacional se prepara para viabilizar o transporte aéreo de itens emergenciais necessários, tais como equipamentos técnicos, água e alimentos.

A DHL irá fornecer apoio logístico para ajudar a gerenciar toda ajuda internacional recebida, além de controlar os itens no Aeroporto Internacional de Tribhuvan, em Katmandú, para posterior distribuição pelas organizações locais e internacionais aos cidadãos necessitados.

Frank Appel, CEO do Grupo Deutsche Post DHL, ressalta que a escala de destruição em massa do terremoto ocorrido no Nepal paralisou a infraestrutura do país devido à destruição de estradas e aeroportos locais, impondo um enorme desafio logístico para todos os esforços de ajuda. É uma corrida contra o tempo para resgatar vítimas que ainda estão presas nos escombros, bem como para atender aqueles que necessitam urgentemente de assistência e serviços essenciais básicos, tais como assistência médica, alimentos e água.

“A entrada repentina de grandes quantidades de itens de socorro no aeroporto de Katmandú coloca a prova a capacidade local de distribuir esses itens em tempo hábil, de modo que cheguem até os indivíduos necessitados. Este é o suporte logístico específico que a DHL prestará no aeroporto do país. Nossa equipe é composta por voluntários altamente treinados que fornecem conhecimentos logísticos para ajudar a organizar toda a assistência recebida, visando facilitar sua posterior distribuição às vítimas da forma mais rápida possível", disse Appel.

A DRT – formada por funcionários da DHL de países como Bahrein, Bélgica, Dubai, Índia, Malásia e Cingapura – chegou a Katmandú, no Nepal, no dia 27 de abril, e conta com o apoio de Gagan Mukhia, gerente da DHL Nepal. A equipe irá trabalhar em colaboração com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Esforços Humanitários (UNOCHA, conforme sigla em inglês) para mobilizar e coordenar os esforços de apoio humanitário na região.

Chris Weeks, diretor de Assuntos Humanitários da DHL, disse que após grandes desastres, os aeroportos podem se tornar gargalos que atrasam a distribuição dos suprimentos de ajuda de emergência. Nessas situações, amplos conhecimentos logísticos podem ser cruciais para a coordenação dos suprimentos recebidos e, desta maneira, ajudar a salvar vidas por meio da gestão rápida e organizada de toda a ajuda disponível.

“No entanto, o Nepal conta com alto nível de competência e preparação para lidar com as consequências deste terremoto, já que realizamos um programa conjunto de preparação dos aeroportos para situações de desastre, denominado GARD (sigla em inglês para Get Airports Ready for Disaster, ou seja, Preparação dos Aeroportos para Situações de Desastre) junto às autoridades locais, além do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, em 2010”, completa.

O programa GARD foi implementado em 2010 em cinco aeroportos do país: Katmandú, Nepalganj, Biratnagar, Simara e Pokhara.

O GoHelp é o programa de gestão de desastres do Deutsche Post DHL que abrange o programa GARD e o programa de Resposta a Desastres Naturais por meio das equipes do DRT. Atuando em parceria com as Nações Unidas desde 2005, o Grupo Deutsche Post DHL disponibiliza às Nações Unidas acesso a recursos básicos na área de logística, à sua rede global de serviços e aos conhecimentos de seus funcionários de forma totalmente gratuita.

Até a presente data, o GARD foi implementado em conjunto com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em mais de 25 aeroportos locais em países como Armênia, Bangladesh, República Dominicana, El Salvador, Indonésia, Jordânia, Líbano, Nepal, Panamá, Peru, Filipinas, Turquia e Sri Lanka. Em cooperação com o UNOCHA, a DHL também estabeleceu uma rede global de equipes de emergência para ajudar os aeroportos em situações de desastres naturais. A rede das DRTs consiste em mais de 400 voluntários treinados que podem ser mobilizados em um prazo de 72 horas. Desde 2005, as DRTs foram mobilizadas mais de 30 vezes em todo o mundo. A mobilização mais recente foi para Vanuatu, após a destruição causada pelo furacão Pam, em março de 2015.

O Grupo Deutsche Post DHL é o líder mundial em serviços de logística e correspondências. Está focado em ser a primeira escolha dos clientes, funcionários e investidores em suas principais áreas de negócio ao redor do mundo. Oferece uma contribuição positiva para o mundo, conectando pessoas e permitindo o comércio global, sempre comprometido com práticas empresariais responsáveis e cidadania corporativa.

O Grupo Deutsche Post DHL opera sob duas marcas: o Deutsche Post que é o prestador de serviços postais líder da Europa, e a DHL, que está posicionada de forma singular nos mercados em desenvolvimento ao redor do mundo, com uma gama completa de serviços de gestão de encomendas expressas, transporte de cargas, comércio eletrônico (e-commerce) e cadeia de abastecimento (supply chain).

O Grupo Deutsche Post DHL emprega cerca de 480.000 funcionários em mais de 220 países e territórios ao redor do mundo e gerou receitas de mais de 56 bilhões de euros em 2014.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira