Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2008 - 10:19

Tecnologia eficaz para a indústria alimentícia

O próximo salto das tecnologias da automação, que certamente terá importante impacto na indústria da alimentação e toda a sua cadeia de suprimentos, encontra-se em estágio avançado no Brasil, onde se desenvolve de modo simultâneo com as nações desenvolvidas. Trata-se do EPC (Código Eletrônico do Produto), cuja leitura é captada por radiofreqüência.

O processo foi implementado nos Estados Unidos há cerca de cinco anos, em iniciativa liderada pela GS1 – organização mundial sem fins lucrativos, que também administra a numeração global do código de barras. No Brasil, os testes começaram há três anos, com o estudo da tecnologia e o envolvimento de empresas líderes de mercado. Aqui, a responsabilidade da implantação ficou sob a cargo da GS1 Brasil, que criou os Grupos de Trabalho EPC. Periodicamente, há seminários e encontros para estudo e discussão da nova tecnologia. Na América Latina, o Brasil é o país mais bem colocado dentre os associados à EPCglobal, com 18 empresas subscritas.

Com o EPC, cada item tem o seu próprio número individual codificado em uma etiqueta de radiofreqüência (RFID). Os leitores eletrônicos fazem a captura dessa identificação e são capazes de indicar onde o item está e em quais condições, comunicando-se com bancos de dados remotos pela Internet, obedecendo naturalmente a regras de segurança e privacidade dos dados. Com isso, consegue-se a identificação automática e a visibilidade total dos produtos na cadeia de suprimentos.

A utilização do novo sistema oferece uma série de benefícios, como a leitura de itens sem a proximidade do leitor, permitindo, por exemplo, a contagem instantânea de estoque; a melhoria das práticas de reabastecimento com eliminação de itens faltantes e/ou com validade vencida; identificação da localização dos itens em processos de recall; a verificação imediata dos produtos nas prateleiras ou no “carrinho” do varejo.

A adoção do EPC representa mudança positiva no conceito de identificação e troca de informações na cadeia de suprimentos. Além de agregar rapidez às transações comerciais e armazenar uma quantidade maior de dados do produto, a tecnologia permite a total rastreabilidade das operações. Tais atributos evidenciam com muita clareza o impacto positivo de sua aplicabilidade ao longo de toda a cadeia produtiva da indústria alimentícia.

. Por: Sergio Ribinik é CEO da GS1 Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira