Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2015 - 08:02

O cartaz HIV Positivo


Nova campanha criada pela Ogilvy Brasil para a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV) espalha por São Paulo cartazes com sangue de pessoas com o HIV; o objetivo é combater o preconceito contra as pessoas com HIV/AIDS.

Filmes: Youtube (inglês): http://goo.gl/WqxVkz? | Youtube (português): http://goo.gl/iHJWBu.

São Paulo—Uma campanha de mídia impressa e urbana criada pela Ogilvy Brasil para a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV) tem chamado a atenção das pessoas na cidade de São Paulo. Isso porque todos os cartazes utilizados na ação contêm sangue de portadoras do HIV. O objetivo da campanha é alertar quanto à importância de dizer não ao preconceito contra os portadores de HIV/AIDS. A mensagem principal é reforçada pelo conceito que assina todas as peças: Se o preconceito é uma doença, a informação é a cura.

O VP de criação da Ogilvy Brasil, Aricio Fortes, destaca que a ideia da campanha “O Cartaz HIV Positivo” surgiu com base na informação de que fora do corpo humano o vírus da AIDS não sobrevive por mais de uma hora. “O cartaz humaniza o problema e traz as pessoas para próximo, mostrando que é possível viver numa sociedade sem preconceito. Prova disso são as reações emocionadas que estamos tendo de quem passa pelas ruas e vê esse material”, relata o publicitário. Toda a produção é da BossaNovaFilms, com direção de cena de Livia Gama. "Esse foi de longe o filme mais especial que dirigi. Me sinto muito agradecida de ter participado", comenta Livia.

Parte das imagens da campanha “O Cartaz HIV Positivo foram registradas em vídeo e mostra, em detalhes, desde o processo da doação de sangue dos voluntários, passando pela confecção dos cartazes, até a campanha chegar às ruas, com depoimentos e entrevistas. Ao todo, nove voluntários forneceram amostras de sangue para a criação das peças, que foram colocadas em pontos de ônibus, faculdades e bares da cidade de São Paulo. Os cartazes e o anúncio não oferecem nenhum risco ao público.

Além disso, foi criada e executada uma ação especial com o jornal Metro que circula na capital paulista. A edição do dia 29 de abril veio com uma sobrecapa com o texto do cartaz e sangue de portadores do vírus HIV.

Toda a campanha teve apoio do GIV, que há mais 25 anos trabalha pelos portadores do vírus da AIDS. A ação nas ruas de São Paulo já ganhou destaque na mídia, com reportagem no jornalismo da Rede Globo.

O texto do cartaz reforça a humanização, fazendo um paralelo com a pessoa portadora do vírus. Sempre destacando que todos podem conviver normalmente com alguém que é HIV positivo.

A criação dos cartazes e do anúncio aconteceu com a supervisão do Dr. Artur Kalichman, coordenador adjunto do programa estadual de DST/AIDS de São Paulo e Diretor Substituto do CRT-DST/AIDS, que deu importante apoio à campanha. Durante a produção, foram tomadas todas as medidas exigidas pela vigilância sanitária, garantindo a biossegurança dos cartazes e da equipe envolvida.

“Através dessa iniciativa, o GIV e a Ogilvy Brasil esperam ajudar a reduzir o preconceito em relação às pessoas com HIV, mostrando que elas podem exercer perfeitamente, e com total dignidade, o seu papel na sociedade”, diz Aricio Fortes, da Ogilvy.

Texto do cartaz: Eu sou um cartaz HIV positivo | Minhas medidas são 40 x 60 centímetros | Fui impresso em papel Alta Alvura e minha gramatura é 250 | Eu sou exatamente como qualquer outro cartaz | Com um detalhe: sou HIV positivo.

É isso mesmo que você leu. Sou portador do vírus | Carrego em mim uma gota de sangue HIV positivo. De verdade | Neste momento, você pode estar dando um passo para trás se perguntando se eu ofereço algum perigo | Minha resposta é: nem de longe.

O HIV não sobrevive fora do corpo humano por mais de uma hora | Por isso, o sangue neste cartaz não traz nenhum perigo | Assim como conviver com um soropositivo.

Você contrai o HIV se tiver relações sexuais sem preservativos com alguém que não está em tratamento efetivo, se partilhar de agulhas e seringas com sangue contaminado.

Sim, você pode conviver comigo e com qualquer pessoa soropositiva numa boa| Nós podemos exercer nossa função na sociedade perfeitamente |E arrisco dizer que, se eu não tivesse revelado que tenho HIV, talvez você nem tivesse notado.

Porque ser soropositivo não determina quem você é |Seja para um cartaz ou para um ser humano.

Se o preconceito é uma doença, a informação é a cura.

Agência: Ogilvy Brazil | Título: O Cartaz HIV Positivo | Duração: 3:38' | Produto: Institucional | Cliente: Grupo de Incentivo à Vida (GIV) | CEO Ogilvy & Mather: Fernando Musa | VP nacional de criação: Aricio Fortes | Diretor de criação executivo: Paulo Coelho | Diretor de arte: Bruno Mazzotti e Rafa Oliveira | Redator: Vinicius Fernandes e Patrick Matzenbacher | Diretor de RTV: Rafael Rosi | Produtora RTV: Sonia Cremerius | Montador: German Espiaut e Deydson Rocha | Mídia: Daniella Gallo, Betânia Aragão e Henrique Camargo | Atendimento: Daniela Glicenstajn, Roberta Acerbi | Aprovação do cliente: Cláudio Pereira, Jorge A. Beloqui, Victor Hugo Batista da Silva, Silvia Aparecida Domingues de Almeida, Teresinha de Jesus Cardoso Martins, Brunna Valin, Jeferson Guimarães Martins, Micaela Carolina Cyrino e Oséias Cerqueira dos Santos.

Produção filme.: Produtora: BossaNovaFilms | Diretor: Livia Gama | Atendimento: Paula Alves | Produtor executivo: Edu Tibiriçá | Diretor de fotografia: Marcelo Rocha | Diretor de arte: Joaquin Corsiglia | Montador: Eduardo Gripa | Finalização: BossaNovaFilms / Rosa Félix.

Produção áudio.: Produtora de som: Lucha Libre |Produtor/Maestro: Paulo Corcione |Executivo/Atendimento: Igor Ferreira e Daniela Celer.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira