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05/05/2015 - 08:23

Vendas de material de construção ficaram estáveis em abril, aponta Anamaco

Índices se mantiveram no mesmo patamar de abril de 2014. Já na comparação sobre março, houve queda de 9%.

As vendas do varejo de material de construção se mantiveram estáveis em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já com relação a março, o setor teve retração de 9%. Os dados são do estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade Anamaco com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil, Anfacer, Afeal e Siamfesp. O levantamento ouviu 530 lojistas das cinco regiões do país entre os dias 27 e 29 de abril e a margem de erro é de 4,3%.

De acordo com a pesquisa, no primeiro quadrimestre do ano, as vendas estão 3% superiores ao mesmo período do ano passado, ainda influenciadas pelo desempenho de março. A retração em abril, no entanto, ocorreu em estabelecimentos de todos os portes e em todas as regiões, sendo com menor intensidade no Sudeste (-3%) e nas lojas menores (-2%) e com maior intensidade no Sul (-16%) e nas grandes lojas (-19%).

Entre os segmentos pesquisados no mês, cimento foi o de maior queda (-6%), seguido por telhas de fibrocimento (-4%), metais e louças sanitárias (-3%). Já a categoria de revestimentos cerâmicos cresceu 4%, seguida por fechaduras e ferragens (2%). Tintas manteve o patamar de março.

Ainda de acordo com o estudo, 30% dos lojistas entrevistados pretendem fazer novos investimentos nos próximos 12 meses, com destaque para o Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Também diminuiu o pessimismo do setor com relação às ações do governo, mas ainda continua alto (passou de 57% para 52%). Cerca de 20% dos lojistas ainda se mostram otimistas.

Apesar dos resultados no mês, a Anamaco mantém a expectativa de crescer 6% sobre o ano passado, quando o setor bateu recorde de faturamento histórico de R$ 60 bilhões. “Mantemos a nossa expectativa inicial, mas sabemos que os meses de maio e junho costumam ser meses mais fracos em vendas. O segundo semestre, no entanto, é sempre mais forte e é nesse período que historicamente vendemos mais todos os anos”, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco.

Ele ressalta que o setor de material de construção tem uma característica diferente dos demais setores do país: “O nosso segmento depende dos 58 milhões de domicílios existentes no Brasil e que demandam manutenção e reforma por conta de seu uso e desgaste natural. As lojas de material de construção são responsáveis por quase 80% do material de construção vendido no nosso país e ainda estamos tentando mensurar o impacto da crise hídrica e do aumento das contas de energia em todas as regiões do país”, completa o presidente da Anamaco.

Com o aumento das contas de energia elétrica em todo o país, tem crescido a procura por aquecedores solares nas lojas do setor. “São produtos que reduzem o consumo de energia elétrica em até 90% e têm um retorno sobre o investimento que varia entre 18 e 36 meses. Na prática, eles ainda garantem a água quente do banho até mesmo em casos de falta de energia e já vêm sendo utilizados há algum tempo nas unidades familiares construídas pelo Minha Casa Minha Vida. Ao mesmo tempo, tem crescido a procura por lâmpadas de LED e chuveiros elétricos economizadores e os a gás”, declara Conz.

O risco iminente de racionamento de água, também causou uma corrida dos consumidores às lojas de material de construção em busca de caixas d’água e formas de armazenamento. “Aos poucos, esses consumidores estão descobrindo que podem economizar água de outras formas, como, por exemplo, trocando a bacia de privada antiga por uma que utiliza menos litros de água na higienização. A descarga é responsável por cerca de 35% do uso de água em uma residência e hoje já temos produtos que utilizam de 3 a 6 litros de água em uma higienização, ao contrário dos fabricados antes de 2002, que consomem até 5 vezes mais água por descarga. Ainda é cedo para mensurarmos esse impacto, mas esses setores estão crescendo”, finaliza o presidente da Anamaco.

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