Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2015 - 08:38

Atuação das Associações é fundamental para a profissionalização do mercado digital

Mesmo na era da mobilidade e dos aplicativos, nosso mercado ainda sofre com comportamentos quase amadores. Seja da empresa que não reconhece o valor do profissional qualificado e seus direitos trabalhistas, ou dos clientes que acham que criar um site ou aplicativo é uma tarefa fácil e de baixo custo.

O mercado precisa de uma voz que explique às empresas, à sociedade e aos próprios profissionais do ramo como funciona todo o processo digital, o porquê de cada etapa, as qualificações necessárias e atribuições para designers, programadores, front-end, back-end, além dos tipos de publicidade e custos envolvidos nos trabalhos.

É hora do contratante aprender a distinguir melhores práticas e serviços de qualidade, sobretudo o porte da agência ou produtora mais adequada às suas demandas. Há empresas que procuram por fornecedores mais baratos, que não são qualificados o suficiente ou que utilizam mão de obra informal, ao invés de dar um voto de confiança a agências que estão começando, mas que são extremamente qualificadas e preparadas.

O momento é também de debater e rever conceitos entre os próprios profissionais. Como é o cotidiano nas agências? E o programador ou designer, tem consciência de que o cumprimento de prazos e expectativas é fundamental para a rentabilidade da empresa? E o empregador que cobra tudo “para ontem”, oferece as ferramentas necessárias ao seu colaborador?

Grupos como o Profissional Digital, no Facebook, são alternativas viáveis e relevantes para gerar o engajamento e aprimorar o mercado. Por meio da organização coletiva é possível discutir questões como bonificações significativas para empregador e empregado, remuneração mais adequada para cada cargo, competitividade nos preços, melhores formas de atendimento e sustentabilidade do negócio. Afinal, a precificação correta é fundamental para a saúde do segmento.

. Por: Rodrigo de Oliveira Neves, CEO da VitaminaWeb, empresa especializada em produção digital, e diretor da Associação Paulista de Agentes Digitais (Abradi-SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira