Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2015 - 07:01

Com participação da Pöyry, expansão da fábrica de celulose da CMPC inicia operação

Guaíba 2 tem capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose branqueada de eucalipto, e contou com estudos de viabilidade, projeto de engenharia básica e BOP (Balance of Plant), na modalidade EPCM, realizados pela Pöyry

A Celulose Riograndense, que faz parte do grupo CMPC —uma das principais companhias na área florestal e de papel e celulose do mundo — começou a operar, no município gaúcho de Guaíba, sua nova planta de celulose branqueada de eucalipto, que representa o maior investimento já realizado pelo grupo no País. A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, responsável pelo projeto, informa que a alimentação de cavacos do digestor foi iniciada no dia 3 de maio(domingo), e já nesta semana será produzido o primeiro fardo na unidade expandida.

Contratada para a prestação de serviços na modalidade EPCM (Engineering, Procurement, Construction e Management) para a realização dos Projetos e Infraestrutura e BOP (Balance of Plant) do empreendimento, envolvendo a integração de diferentes áreas da indústria, a Pöyry gerenciou um time de subcontratados de aproximadamente 3 mil pessoas durante o pico da obra. “Nossa experiência e comprometimento em liderar projetos desta natureza – baseados na utilização das melhores técnicas disponíveis e nas melhores práticas ambientais –, bem como o comprometimento dos colaboradores envolvidos, nos permitiram cumprir o cronograma conforme planejado”, comemora Marcia Mastrocola, diretora de Engenharia de Processo e de Papel e Celulose da Pöyry.

Os trabalhos da Pöyry começaram em outubro de 2010, quando a empresa foi contratada para realizar estudos de viabilidade e o projeto de engenharia básica para a CMPC, com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva para 1,8 milhão de toneladas de celulose/ano. A Pöyry também foi responsável pelo trabalho de preparação da infraestrutura da expansão da fábrica, tendo sido a primeira empresa a chegar ao site para o gerenciamento das obras.

Diferenciais —O projeto de expansão da fábrica da CMPC contou com alguns aspectos interessantes. “O diferencial do BOP deste projeto foi a inclusão, em seu escopo, do gerenciamento da implantação da Âncoraplanta química e do terminal de barcaças para a expedição de celulose”, conta Márcia, ressaltando que o gerenciamento do BOP envolveu 85 colaboradores da Pöyry alocados no escritório da obra. Além disso, o projeto privilegiou a economia local, com a contratação de vários fornecedores e as principais construtoras do Rio Grande do Sul. “Com o esforço de toda a equipe da Pöyry, superamos todos os desafios e temos orgulho de entregar mais esse projeto. O trabalho continua, mas atingimos um marco importante: o início da produção”.

Perfil—A Pöyry é uma empresa multinacional de engenharia e consultoria, dedicada a um modelo de sustentabilidade equilibrada – balanced sustainability – e gestão responsável, que atende, globalmente, a clientes no setor industrial e de energia, e, localmente, a diversos mercados estratégicos.

A Pöyry é uma empresa multinacional de engenharia e consultoria, dedicada a um modelo de sustentabilidade equilibrada – balanced sustainability – e gestão responsável, que atende, globalmente, a clientes no setor industrial e de energia, e presta serviços localmente a diversos mercados estratégicos. Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos. Atua nos segmentos de energia (geração, transmissão e distribuição), florestal, papel e celulose, químicos e biorrefinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura e água.

No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 600 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.

Globalmente, a empresa possui mais de 6.000 especialistas, além de uma extensa rede de escritórios locais. O faturamento do grupo em 2014 foi de 571 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa Nasdaq OMX Helsinki.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira