Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2015 - 07:29

Firjan aponta recuo da atividade econômica no Leste Fluminense

Sondagem Econômica mostra contração no primeiro trimestre do ano.

Niterói (RJ) —A Sondagem Econômica Regional, divulgada pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) no dia 5 de maio (terça-feira) apontou contração da atividade produtiva na região Leste Fluminense nos primeiros três meses de 2015. A pesquisa varia de zero a cem pontos para cada indicador analisado. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento.

Tanto o indicador “Volume de Produção”, com 40,3, quanto o “Volume de Empregos”, com 40,5, mostraram retração no primeiro trimestre. Embora o indicador “Estoques” tenha apresentado leve aumento (50,6), ficou abaixo do nível planejado pelos empresários da região (49,2).

Os empresários também apontaram insatisfação com as condições financeiras, conforme resultado dos indicadores “Situação Financeira” (42,0), “Acesso ao Crédito” (38,0) e “Margem de Lucro” (39,3).

Participaram da Sondagem Econômica empresas dos 16 municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Leste Fluminense: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Silva Jardim e Tanguá.

Construção Civil é fortemente impactada pelas demissões no Comperj — A região Leste Fluminense registrou a retração de 13.718 postos de trabalho no primeiro trimestre de 2015, único resultado negativo dos últimos dez anos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. A Construção Civil (-9.119) foi o setor mais afetado, devido principalmente às demissões ocorridas no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, que fechou 7.789 vagas no período.

No entanto, conforme a análise do Sistema Firjan, além da Construção Civil, todos os grandes setores de atividade econômica apresentaram saldo negativo na geração de empregos na região – Comércio (-3.866), Indústria (-377) e Serviços (-344).

Mesmo sendo uma característica sazonal do primeiro trimestre, o Comércio registrou o pior resultado dos últimos dez anos. São Gonçalo (-1.227) e Niterói (-1.149) foram os municípios que mais contribuíram para o resultado, puxados pelo comércio varejista.

A Indústria também apresentou o pior resultado dos últimos dez anos para o período. Os municípios de Niterói (-190), Cabo Frio (-69) e Itaboraí (-54) foram os que mais influenciaram o resultado.

No setor de Serviços, Casimiro de Abreu (-247) e Saquarema (-142) foram as cidades que mais encerraram postos de trabalho. Já Niterói (309) e São Gonçalo (139) tiveram resultados positivos no período.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira