Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2015 - 07:41

Riqueza, deixe que ela faça parte de sua vida

"Primeiro faça algo para ganhar dinheiro, depois faça algo que você gosta".

Você conhece essa frase? É muito comum e a maioria de nós já ouviu isso de nossos pais, amigos ou de pessoas significativas. Muitos de nós também já acreditamos nisso, afinal é uma crença perfeitamente razoável, pois planejamos envelhecer e, por essa razão, precisamos garantir o futuro.

E por falar em futuro, quantas vezes você deixou para depois algo que é importante para você agora? Usando justificativas como: "quando terminar a oitava série vou....", "quando terminar o colégio vou....", "quando terminar a faculdade vou....", " quando tiver um emprego legal vou....", "quando tiver um(a) namorado(a) vou...", "quando me casar vou...", "quando tirar férias vou...", "quando tiver filhos vou...", "quando meus filhos estiverem crescidos vou..." etc.

E assim vamos caminhando pela vida, deixando que o tempo passe para que possamos no futuro fazermos aquilo que queremos agora e que faz sentido para nós. E quando esse futuro chega, simplesmente arrumamos mais alguma coisa no futuro para justificar o fato de não manifestarmos em nossas vidas os frutos que queremos manifestar.

Ao fazer isso deixamos que a vida passe e vivemos crenças e modelos de outras pessoas, adotando referências externas e, por fim, deixando a nós mesmos em segundo plano.

E se plantas e árvores se comportassem dessa forma, seria um tal de bananeira dando laranja, mangueira dando melão, macieira dando goiaba e nenhuma delas fazendo isso direito, pois não estariam vivendo de acordo com sua própria natureza.

Isso seria mesmo algo muito estranho, pois o melhor fruto que uma árvore pode dar é aquele que produz naturalmente, sem fazer esforço, apenas sendo quem ela é.

E por alguma razão, nós seres humanos, que temos a incrível habilidade de aprender com outros seres, sejam humanos ou não, deixamos de aprender com as plantas e árvores essa incrível e maravilhosa qualidade: a de gerar frutos apenas permitindo-se ser quem é, sem nem sequer precisar sair do lugar para isso.

Outra característica da natureza é que não existe repetição; cada experiência é única, cada folha é única, cada pedra, fruto e cada um de nós é um ser único, assim como cada momento da vida.

Essa é a marca registrada da vida, a exclusividade que se multiplica infinitamente, proporcionando a belíssima experiência da fartura, da abundância e riqueza de infinitas possibilidades, pois há apenas a perfeição de cada momento a todo momento.

Quanto a nós, seres humanos, que nos consideramos sábios e inteligentes, buscamos a cópia, repetição, a perfeição dos detalhes. Queremos fazer um bolo perfeitamente geométrico, escrever um texto e acertar cada vírgula, ser a cópia de alguém que gostamos, queremos seguir aquilo que nos disseram que seria bom para nós e por essa razão vivemos a experiência da frustração, pois a cada momento que vivemos tentando a perfeição da repetição, deixamos de viver a satisfação e grandiosidade de apenas sermos quem somos, deixando para o futuro os melhores frutos que poderíamos produzir hoje.

E mudar esse paradigma é tão simples, basta permitir-se perceber, em sua casa, no escritório, na rua, note suas idiossincrasias, aquelas particularidades que fazem de você um ser único e por isso especial, tão único e tão especial como qualquer outro ser.

Se você já se apaixonou sabe muito bem que aquilo que nos cativa são idiossincrasias; são características únicas como um jeito de falar, um jeito de se movimentar, um tom de voz que apenas aquela pessoa tem e que nunca se repetirá.

Isso é riqueza, isso é fartura, é o fato de que cada dia é único, não há uma folha igual a outra, assim como não há duas pessoas iguais e nem mesmo um pensamento pode se repetir da mesma forma.

Essa é nossa riqueza, a de nos permitirmos ser quem somos, do jeito que somos e simplesmente sem fazer o menor esforço, produzirmos os melhores frutos que podemos produzir.

Dicas para permitir que a Riqueza faça parte de sua vida:

1. Cultive sentimentos, hábitos e crenças possibilitadoras sobre Riqueza.

Como é sua relação com a Riqueza? Quando pensa nela, quais imagens, sons e sensações você vivencia? Seus pensamentos e sentimentos permitem que você viva plenamente a riqueza que está presente em sua vida ou te distanciam dela?.

2. Riqueza é Espiritual: você aprendeu que dinheiro é sujo? Que não traz felicidade? Que pessoas ricas são desonestas?

Essas crenças certamente afastam a Riqueza de sua vida.

Quando você adquire um objeto, seja uma peça de roupa, um aparelho eletrônico ou até mesmo um alimento, você está colaborando com a Riqueza e a Fartura, pois outras pessoas irão usar o dinheiro que você está gastando para comprar alimentos, roupas, material escolar para seus filhos, etc. Um sistema econômico é constituído de trocas sistêmicas, nas quais todos podem obter ganhos.

3. Organize seu sistema financeiro pessoal —Para começar, identifique seus gastos mensais e diários em um sistema simples de anotações, Em seguida questione seus hábitos, certamente há um mínimo de gastos que precisamos ter para sobreviver. No entanto, muitas vezes gastamos dinheiro com coisas inúteis que mais tarde ainda custarão mais pois precisam de um local para serem guardadas além de manutenção.

4. Mantenha o foco em você Faça uma lista de seus projetos pessoais e daquilo que realmente é importante para você, pergunte-se "estou investindo meu tempo e energia naquilo que realmente desejo em minha vida?" , passe a investir naquilo que realmente faz sentido pra você.

Durma bem e alimente-se bem, assim você terá energia para seus projetos de vida e deixe que cada um cuide de sua própria vida, ao cuidar de si mesmo e cultivar sua própria Riqueza e Prosperidade pode ter certeza de que também está colaborando com os outros.

5. Agradeça —Quando algo nos incomoda, percebemos isso imediatamente, no entanto, nem sempre percebemos aquilo que está bom em nossas vidas.

Agradecer pelo que conquistamos é uma ótima forma de treinar sua mente para focar em Riqueza e Fartura.

Ao final de cada dia, mesmo que seja por alguns poucos instantes, faça um inventário do que ocorreu de bom, pode ter certeza de que pequenas coisas fazem uma grande diferença.

4. Cultive a Riqueza, Fartura e Prosperidade —Podemos fazer isso a partir de pequenas coisas. É muito agradável abrir a porta do guarda roupas e ver suas roupas limpinhas, passadas e prontas para uso, saber que seu carro está abastecido e em condições de ir para onde quiser e poder ficar tranquilo quando acaba o sabonete pois você sabe que há outro na gaveta do armário.

Essas pequenas coisas, que você pode cultivar em sua vida a cada momento, fazem uma grande diferença pois o ajudam a treinar sua mente para uma vida Farta e Próspera.

5. Tempo é Riqueza —O item mais importante de sua agenda é certamente você mesmo.

Organize seu tempo para que possa fazer atividades simples e descompromissadas como sentar-se em um banco de praça e apreciar a paisagem por alguns minutos, caminhar na grama, estar com as pessoas que ama, ou simplesmente ir ao cinema assistir a um filme para relaxar e se divertir.

6. Riqueza, Fartura e Prosperidade são muito mais legais quando compartilhadas —Identificar e apontar falhas ou comportamentos negativos em outras pessoas é muito fácil de se fazer e já há muitas pessoas fazendo isso. Que tal fazer algo diferente, como praticar elogios despretensiosamente e distribuir sorrisos à vontade?

Ao fazer isso você pode vai se surpreender com os resultados pois nossa maior riqueza é a rede de relacionamentos que cultivamos, ou o que chamamos hoje de "network".

Não sabemos de onde pode surgir uma grande oportunidade profissional, no entanto sabemos que isso ocorrerá por intermédio de alguém.

Se você é uma pessoa agradável você é também uma pessoa querida e será lembrada quando surgir uma oportunidade.

Por essa mesma razão, quando tiver a chance de abrir uma porta para alguém, seja fisicamente ou metaforicamente, faça isso, seja uma ponte, um facilitador, pois em algum momento haverá alguém que também facilitará algo pra você. Isso se chama estabelecer relações de troca ganha-ganha.

7. Gentileza gera Gentileza —E por falar em abrir portas, que tal passar a fazer isso cada vez mais?

Pequenos gestos como dar passagem a outra pessoa, respeitar o espaço do outro e lembrar-se de que vivemos em sistemas nos quais nossas ações geram reações.

Quando praticamos pequenas gentilezas para facilitar ou aliviar a vida do outro estamos facilitando nossas próprias vidas.

8. Invista no Carnê de Você —Já percebeu como você é capaz de pagar suas dívidas? E já percebeu como você faz isso todo mês? Que tal criar o Carnê de Você?

Estabeleça um objetivo, seja comprar um carro, um eletrodoméstico ou investir em um curso ou treinamento. Defina um prazo para esse objetivo e faça um levantamento de custos.

Abra uma conta de investimento em um banco diferente daquele em que tem conta corrente e crie para você mesmo um carnê com prestações mensais que te permitam adquirir esse bem. Pague esse carnê como você paga suas contas de luz, água e telefone, ao terminar de pagar, compre esse bem à vista.

9. Há sempre 3 Reais a se ganhar —É muito útil pensar que em cada tarefa diária há sempre 3 Reais a se ganhar: 1 Real a se economizar, seja deixando de gastar com algo que é simplesmente inútil, vendendo algo que está ocupando espaço em sua casa há anos sem uso ou deixando de usar o carro quando pode caminhar, e de quebra investindo em sua saúde.

1 Real a se ganhar no presente como pagamento daquilo que está fazendo, é a remuneração que recebe por sua produtividade, seja você assalariado ou profissional liberal.

1 Real a se ganhar no futuro, como efeito daquilo no qual está investindo agora pois o futuro é simplesmente o resultado daquilo que fazemos no momento presente.

Dessa forma, a cada tarefa que realizar você pode se perguntar: "Estou ganhando meus 3 Reais nessa tarefa?", se a resposta for negativa isso significa que você pode otimizar essa tarefa.

10. Não existem custos ou despesas, há apenas Investimento—É comum e muito fácil se queixar na hora de pagar uma conta. No entanto, nem sempre nos lembramos das facilidades que adquirimos, seja a possibilidade de conversar por telefone com uma pessoa querida que esteja em outro estado ou até em outro país, seja a mensalidade da faculdade que nos garantirá uma colocação profissional mais proveitosa no futuro ou a prestação do carro que nos leva onde queremos ir no momento em que queremos ir.

De fato, aquilo que pagamos está relacionado a um produto ou serviço que recebemos em troca, por essa razão cada pagamento que fazemos é uma forma de investimento que nos ajuda a crescer de desfrutar a vida.

11. Comemore e premie a si mesmo—Na área de vendas é muito comum a prática de premiações por resultados e ela ocorre porque é altamente motivadora.

Da mesma forma, quando atingir um objetivo, seja qual for, comemore, pois você merece.

Dê a si mesmo um prêmio, seja um jantar, uma viagem ou pequeno agrado; essa prática além de ser agradável estimula seu cérebro a conquistar objetivos.

. Por: Wesley Dmitruk, Coach e Consultor em T&D formado em Adminstração de Empresas, é especialista em PNL Sistêmica (Programação Neurolinguística), TLT (Terapia da Linha do Tempo), Constelações Familiares e Sistêmicas, Tapping e Linguagem Erickssoniana. Com 15 anos de experiência em T&D (Treinamento e Desenvolvimento) Coaching Sistêmico e cursos de formação em PNL, seu trabalho é direcionado ao desenvolvimento humano buscando o despertar do Pensamento Sistêmico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira