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07/05/2015 - 08:35

Países emergentes se destacam em ranking de lucratividade com mídia digital, indica Ernst & Young

China, Índia, Rússia e México ganham espaço, enquanto incertezas econômicas tornam o Brasil menos atrativo.

São Paulo—Os países emergentes são promessa crescente quando se fala em lucratividade com mídia digital. É o que aponta o ranking Digital Media Attractiveness Index (DiMAx), elaborado pela Ernst & Young (EY). A pesquisa, que analisa o potencial de ganhos com mídia digital em um país, revela que enquanto mercados maduros ainda são os principais destinos de investimentos, os emergentes oferecem significativas oportunidades de crescimento digital. Enquanto os Estados Unidos lideram o índice geral, o Brasil ocupa a 13º posição entre 16 países avaliados.

Entre os países emergentes, os quatro que estão no topo do índice de potencial de ganhos digitais são China, Índia, Rússia e México. A China, mesmo com regulações que limitam as oportunidades de crescimento, ficou em primeiro lugar por seu voraz consumo de mídia digital. A imensa população, que já possui 46% de usuários na Internet, colaborou para a atual colocação. Apesar do alto consumo de mídia oriundo das altas taxas de adesão à tecnologia, o Brasil perdeu espaço entre os emergentes por causa das incertezas políticas e do difícil cenário econômico atual.

Para John Nendick, líder global de mídia e entretenimento da EY, os mercados emergentes estão preparados para a adoção acelerada de mídia digital. “Muitos desses mercados têm um grande número de jovens e consumidores interessados em tecnologia com potencial de ganhos crescentes. O número de conexões de banda larga em mercados emergentes do ranking será de 2 bilhões em 2016, quase o dobro da quantidade dos mercados maduros, e a comercialização de smartphones nos mercados emergentes deverá dobrar entre 2014 e 2018.”, diz Nendick.

De acordo com Antônio Uras, sócio da EY, as oportunidades para empresas de mídia e entretenimento desta onda de crescimento digital são enormes, mas é preciso apresentar o ambiente ideal para investimentos. "Apesar de o Brasil possuir grandes oportunidades de crescimento digital, os elevados custos com operação e tributos diminuem sua atratividade", diz Uras.

O DiMAx é estruturado como uma análise custo-benefício, de acordo com métodos de avaliação e seleção de entrada no mercado. Entre os fatores analisados estão a velocidade e frequência da Internet, a adoção de smartphones, o número de consumidores, a pirataria digital, os cenários político e regulatório, e os custos fiscais.

.Ranking completo: 1- Estados Unidos | 2- Japão | 3- Alemanha | 4-Reino Unido |5-China | 6- França | 7-Coréia do Sul | 8- Austrália | 9- Índia | 10-Rússia |11- México | 12- África do Sul | 13- Brasil |14-Arábia Saudita | 15-Indonésia | 16- Argentina.

Ernst & Young (EY) —EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, comprometida em fazer sua parte para construir um mundo de negócios melhor. Os insights e os serviços de qualidade prestados ajudam a criar confiança nos mercados de capital e nas economias do mundo. A empresa desenvolve líderes que inspiram suas equipes a entregar excelência a todos seus stakeholders. Dessa forma, a companhia desempenha um papel fundamental na construção de um mundo de negócios melhor para seus profissionais, clientes e comunidades. A Ernst & Young Brasil é Apoiadora Oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O alinhamento dos valores do Movimento Olímpico com os da Ernst & Young foi decisivo nessa iniciativa. A EY refere-se a uma ou mais empresas-membro da Ernst & Young Global Limited (EYG), organização privada constituída no Reino Unido, limitada por garantia e que não presta serviços a clientes. | www.ey.com.br.

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