Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2015 - 08:41

Chile é ‘convidado de honra’ da APAS

E anuncia o Brasil como destino número 1 das exportações de Azeites de Oliva.País apresenta, pela primeira vez no mundo, a campanha internacional Foods from Chile. Este ano, 14 empresas chilenas apresentam seus produtos ao setor supermercadista do Brasil.

Até o dia 7 de maio(quinta-feira), o Chile participa pela terceira vez consecutiva da APAS - 31º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que acontece em São Paulo, no Expo Center Norte. Com duas ilhas que somam 150 m² - dobrando o espaço desde sua primeira participação -, o país será o ‘convidado de honra’ do evento, com a presença do embaixador chileno no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica, e de Roberto Paiva Reinero, diretor do ProChile, órgão responsável por promover as exportações chilenas.

É no contexto da APAS que o Chile anuncia fatos importantes para o setor alimentício nacional e internacional: desde o final do ano passado, o Brasil é o destino número 1 das exportações de Azeites de Oliva – superando os Estados Unidos, que até o ano passado lideravam o ranking. Após o lançamento da marca Azeite de Oliva na APAS de 2014 as exportações tiveram um acréscimo de 65%. Também tiveram destaque no setor os frutos secos do Chile: em 2014 o país ocupou o primeiro lugar no ranking de importações feitas pelo Brasil desses produtos. Além do destaque do azeite e dos frutos chilenos no mercado brasileiro, o país segue líder no ranking de importações de vinhos – fechou 2014 com 35% do mercado – e produtos do mar com 39% de participação. Salmão do Chile é o protagonista na lista e já faz parte do cardápio do consumidor. Mas outros peixes e frutos do mar – com destaque para os mexilhões – começam a ocupar espaço, principalmente na alta gastronomia.

“Temos uma alta presença no setor de alimentos no Brasil e a participação na APAS reforça nosso interesse em continuar expandindo nossa presença no mercado brasileiro. O evento tem um efeito multiplicador, pois todo o retail do País está focado no segmento durante os quatro dias da feira, o que nos oferece uma excelente oportunidade para abrir novos mercados e reforçar nossa participação naqueles em que já atuamos”, resume Roberto Paiva, diretor do ProChile.

Oscar Paez, do ProChile Brasil, também explica que a APAS se consolida como um importante instrumento de negócios para o setor alimentício, tornando-se um dos eventos mais importantes para o Chile, com destaque na participação do país na feira deste ano, onde é o Convidado de Honra. “Muitas empresas que participaram em 2013 e 2014 voltam este ano. Esse é um indicativo de como os empresários chilenos avaliam, positivamente, sua presença na feira.”

Exportações —Em 2014 foi a primeira vez que as exportações de bens (categoria que abrange os alimentos) para o Brasil foram maiores do que as exportações de cobre: US$ 2.198 milhões e US$ 1.874 milhão, respectivamente. As exportações de bens registraram aumento de 6% em relação a 2013.

De acordo com o ProChile, participar da APAS, a grande feira do segmento varejista, é parte da estratégia chilena para descentralizar a gestão e apresentar seus produtos a outros polos consumidores, já que o evento recebe profissionais de todos os estados do Brasil. Isso também reflete o planejamento estratégico do Chile, que espera ocupar, até 2020, o ranking dos 10 principais países exportadores no setor. Atualmente, o país ocupa a 17ª posição segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

O ProChile tem como nova ênfase somar Pequenas e Médias Empresas ao intercâmbio comercial entre Chile e Brasil.

Foods from Chile —Será durante a APAS que o Chile vai desenvolver a primeira atividade de sua campanha internacional de alimentos, a Foods from Chile. O Brasil foi o primeiro escolhido para comunicar a campanha, que depois será apresentada na Europa, Ásia e Estados Unidos.

“O nosso objetivo é reforçar, através de uma campanha internacional do nosso país, os principais atributos que diferenciam nossa oferta, que são segurança, qualidade, rastreabilidade, garantia internacional e o sabor natural dos nossos produtos. Esses atributos são inerentes a todas as nossas marcas setoriais: Salmón de Chile, Azeite de Oliva, Wines of Chile e AMICHILE [mexilhão]”, finaliza Oscar Paez.

ProChile —Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. [www.prochile.gob.cl].

.[APAS 2015 – 31º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, até o dia 7 de maio de 2015 (quinta-feira), das 14 às 20 horas. Pavilhão Branco | Estande 371/392 | Corredores G 11, 12, 13, na Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo – SP].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira