Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2015 - 08:39

Lojas Americanas atinge receita bruta consolidada de R$ 4,7 bilhões no 1T15

E Ebitda consolidado de R$ 454 milhões, crescimento de 18,1%.

Rio de Janeiro—Lojas Americanas S.A. [Bovespa: LAME3 (ordinárias) e LAME4 (preferenciais)], empresa que ocupa posição destacada no ranking das maiores redes de varejo do Brasil, com 960 lojas e presença em todos os estados do Brasil, anunciou no dia 7 de maio (quinta-feira), os resultados do primeiro trimestre de 2015 (1T15).

A receita líquida da controladora foi de R$ 2,1 bilhões, uma variação de 18,6% em relação ao R$ 1,8 bilhão registrado no 1T14. Na visão consolidada, a receita líquida da Lojas Americanas e suas controladas atingiu R$ 4,1 bilhões no 1T15, um avanço de 20,7% em relação ao 1T14.

Na visão consolidada, o Ebitda ajustado totalizou R$ 453,8 milhões no primeiro trimestre de 2015, uma melhora de 18,1% em relação ao obtido no 1T14. A margem Ebitda ajustada consolidada no 1T15 correspondeu a 11,1% da RL, uma variação de -0,2 p.p em relação ao 1T14.

O lucro líquido no primeiro trimestre de 2015 atingiu R$ 22,2 milhões, ante 25,9 milhões no primeiro trimestre de 2014. A variação no lucro líquido está relacionada principalmente ao aumento da despesa financeira líquida no período.

Para eliminar o efeito do evento Páscoa, assim como nos últimos anos, optamos por divulgar o crescimento da receita líquida no conceito “mesmas lojas” (excluindo as lojas novas com menos de um ano da inauguração) do período entre janeiro e abril de 2015. Neste período, o crescimento foi de 9% em relação ao primeiro quadrimestre de 2014.

Expansão da Rede de Lojas —De acordo com o comunicado da holding, em 2015 até o momento, inauguraram oito lojas e tem mais de 95 lojas contratadas ou em estágio avançado de negociação, o que demonstra o comprometimento da Companhia na execução do nosso programa de expansão “85 anos em 5 – Somos mais Brasil”.

Atualmente a Companhia conta com 960 lojas espalhadas por 353 cidades dentro de 25 estados mais o Distrito Federal. Nossas lojas estão distribuídas da seguinte forma, 57,8% na região Sudeste, 18,2% no Sul/Centro-Oeste e 24,0% no Norte/Nordeste. Além da rede de lojas físicas, a Companhia possui quatro centros de distribuição localizados no Rio de Janeiro/RJ, em São Paulo/SP, em Recife/PE e em Uberlândia/MG.

“Para os próximos cinco anos (2015 – 2019), planejamos a abertura de dois novos centros de distribuição e 800 novas lojas no Brasil. Este programa é baseado nos nossos estudos de viabilidade econômica que consideram diversos dados macroeconômicos, dentre eles: crescimento da população, renda per capita e evolução da economia local”, destaca.

“Com a nossa confiança no desenvolvimento do país, a continuidade do plano de expansão da Companhia vai beneficiar todas as regiões do Brasil. Assim como ocorreu historicamente, o crescimento nos próximos anos deve ocorrer na proporção de 70% em lojas Tradicionais (área média de vendas entre 800 m² e 1.200 m²) e 30% em lojas Express (área média de vendas entre 300 m² e 500 m²)”, continua.

Ainda segundo a maior rede de varejo, é importante mencionar que em março de 2014 foi aprovada uma linha de crédito junto ao BNDES de aproximadamente R$ 1,2 bilhão com o objetivo de expansão, modernização e padronização da rede de lojas e atualização tecnológica para o período entre 2013 e 2015. Além do projeto já aprovado, a atual posição de caixa e a geração de caixa futura da Companhia, atreladas ao alongamento do perfil da dívida, nos deixam confortáveis para fazer frente aos investimentos previstos, que devem se aproximar de R$ 4,0 bilhões no período entre 2015 e 2019.

“Estamos otimistas para seguir nossa trajetória de crescimento e manteremos o compromisso com a rentabilidade e a habitual disciplina nos estudos de viabilidade econômica para abertura de novas lojas nos próximos anos”frisou o comunicado.

Perfil—A Lojas Americanas, uma das principais redes de varejo do Brasil, está presente em todo o território nacional por meio de sua rede multicanal composta por lojas físicas, comércio eletrônico, quiosques, televendas, canal de TV e operação de catálogos. A Companhia opera com dois formatos de loja: o Tradicional e o Express. O primeiro possui em média 1.200 metros quadrados de área de vendas, reposição diária de estoques e sortimento de até 60 mil itens. Já o segundo tem em média 400 metros quadrados de área de vendas, logística just-in-time e sortimento de até 15 mil itens, selecionados de acordo com as características de cada localidade. O sortimento da Lojas Americanas está em constante evolução, sempre com objetivo de atender às necessidades do cliente superando as suas expectativas.

Atualmente, as 960 lojas – 628 no formato Tradicional e 332 no formato Express – equivalentes a 883 mil metros quadrados de área de vendas, estão presentes em 353 cidades em todos os estados do Brasil e são abastecidas por quatro centros de distribuição localizados em Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. No comércio eletrônico, a Companhia atua por meio da B2W Digital, que é líder do setor na América Latina. A B2W Digital opera por meio de uma plataforma digital, com negócios que apresentam forte sinergia e um modelo único, multicanal, multimarca e multinegócios.

A B2W Digital possui um portfólio de negócios que englobam as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime, SouBarato, Ingresso.com, Submarino Finance, Digital Finance e B2W Viagens, que oferecem mais de 40 categorias de produtos e serviços, por meio dos canais de distribuição internet, televendas, catálogos, TV e quiosques.

As ações da Lojas Americanas estão listadas na BM&FBovespa sob os códigos LAME3 (ordinárias) e LAME4 (preferenciais).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira