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08/05/2015 - 08:39

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 2,9 milhões no 1T15 e Ebitda de R$ 127,4 milhões

Receita bruta do Magazine Luiza atinge R$ 2,7 bilhões, com vendas líquidas de R$ 2,3 bilhões no período; Ebtida foi 5,5% maior, com margem de 5,7%.

O Magazine Luiza continua aprimorando sua estratégia multicanal e aperfeiçoando o modelo de atuação para que seja cada vez mais de forma integrada, unindo o mundo físico ao da internet, desenvolvendo e aplicando tecnologias inovadoras no mercado. Por meio do Luizalabs, está desenvolvendo suas próprias plataformas e soluções, visando a proporcionar melhor experiência de compra aos consumidores e tornar o ponto de venda cada vez mais digitalizado.

De acordo com a diretoria da Companhia, há diversas oportunidades para melhoria da rentabilidade e sustentação das margens em 2015 e espaço para ganhos de produtividade adicionais daqui em diante. Um dos destaque é a boa evolução na receita de serviços (+5,8% de crescimento no 1T15), que fez com que a participação dos serviços na receita bruta consolidada alcançasse 4,6% no 1T15, comparado a 4,3% no 1T14. Em abril, o Magazine Luiza iniciou a cobrança de frete e montagem em todas as lojas, e desde o final de 2014 está evoluindo na comercialização do Plano Controle (oferecido pelas empresas de telefonia celular que é um misto de plano pré e pós-pago).

A Companhia também possui uma ampla estratégia de marketing com o patrocínio do futebol, conjugado à promoção “Esse Condomínio é Meu”, que deverá contribuir para o incremento das vendas até o final do ano. Em 2014, a exposição na mídia com o patrocínio na Copa do Mundo e a campanha do “Prédio pra Você” alavancaram as vendas no primeiro semestre de 2014.

Comentários sobre o desempenho operacional: Ganho de participação de mercado, apesar da menor receita líquida: Considerando os dados da pesquisa mensal do comércio publicada pelo IBGE (PMC) para os dois primeiros meses do ano, a Companhia obteve ganhos de participação de mercado, com destaque a para categoria de tecnologia. No 1T15, as vendas líquidas alcançaram R$ 2.252,4 milhões (versus R$ 2.268,9 no 1T14), praticamente estável, em função de: i) base de comparação elevada em relação ao 1T14 (SSS de +44,0% no e-commerce e +22,3% nas lojas físicas) e ii) efeito Copa do Mundo na categoria de imagem. No 1T15, as vendas no conceito mesmas lojas apresentaram uma redução de 3,0%, reflexo de uma queda de 5,3% nas lojas físicas e um crescimento positivo de 9,2% no e-commerce. Desconsiderando as vendas da categoria de imagem, a receita bruta das demais categorias cresceu 4,8%.

.Ebitda cresceu 5,5% no 1T15 com margem de 5,7%: Apesar do decréscimo nas vendas mesmas lojas, a Companhia apresentou uma evolução do EBITDA de 5,5% para R$ 127,4 milhões. Esse resultado foi obtido em função de: (i) manutenção da margem bruta no mesmo patamar, (ii) melhor controle das despesas com vendas, gerais e administrativas, que apresentaram uma evolução de apenas 1,6%, bem abaixo da inflação no período, e (iii) resultados das empresas coligadas Luizacred e Luizaseg.

.Performance da Luizacred apresentou novamente um excelente desempenho: O resultado da equivalência patrimonial da Luizacred cresceu 19,4%, em relação ao 1T14, para R$ 23,7 milhões, representando um retorno sobre o patrimônio líquido anualizado (ROE) de 35,1%. Os indicadores de atraso da carteira da Luizacred também apresentaram uma melhora consistente. O Cartão Luiza continua a ser um instrumento importante de fidelização para a Companhia, com aumento de sua participação no mix de pagamentos.

. Lucro líquido totalizou R$ 2,9 milhões no 1T15 (margem de 0,1%): Apesar do crescimento do EBITDA, o lucro líquido foi influenciado pelo aumento das despesas financeiras em função da elevação significativa da taxa de juros no período.

Desempenho Luizacred —As receitas da intermediação financeira cresceram 7,6% no 1T15, em relação ao mesmo período do ano anterior, devido ao crescimento de 24,4% das operações financeiras realizadas com o Cartão Luiza, que compensou a redução de 12,6% nas operações financeiras realizadas com o CDC.

O indicador de atraso total da carteira da Luizacred melhorou 0,3 p.p. em relação a mar/14. O indicador de curto prazo (NPL 15) melhorou 0,2 p.p. em relação a mar/14, e a carteira vencida acima de 90 dias (NPL 90) permaneceu estável em relação a mar/14. O aumento dos indicadores de atraso, quando comparado ao trimestre anterior, reflete o efeito da sazonalidade das vendas.

Um importante destaque da Luizacred foi a redução no nível das provisões, refletindo a melhoria dos indicadores de atraso e do perfil da carteira. As provisões líquidas de recuperações caíram 4,2% no 1T15 em relação ao 1T14 e representaram 3,0% da carteira total no 1T15 (contra 3,4% no 1T14). Além disso, o índice de cobertura da carteira ficou basicamente estável em 122% em mar/15 (versus 126% em mar/14).

No 1T15, o resultado operacional da Luizacred foi de R$ 78,9 milhões, representando 23,3% da receita da intermediação financeira, uma evolução quando comparado ao resultado operacional de R$ 66,1 milhões no 1T14 (21,0% da receita da intermediação financeira).

O lucro líquido no trimestre foi de R$ 47,4 milhões, atingindo rentabilidade anualizada de 35,1% sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROE), superior ao resultado de R$ 39,7 milhões no 1T14.

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