Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2008 - 10:14

Saúde debate o papel do planejamento para o sucesso do setor

Mais de 60 empreendedores marcaram presença no Painel “Saúde: Um Mercado em Construção”, promovido pelo Grupo Athena, em Brasília, no dia 29 de janeiro. No palco, três dos maiores executivos brasileiros do segmento de health care compartilharam a experiência de suas organizações com a ferramenta Planejamento Estratégico. Dr. Erickson Blun - superintendente dos Hospitais Brasília e Dr. JK, Dra. Janete Vaz – fundadora da Rede de Laboratórios Sabin, e Dr. Moacir Zanatta – superintendente da Amil Brasília captaram a atenção do público por 2 horas e meia.

O case Sabin foi o primeiro a ser apresentado. “Nosso turning point se deu em 1999, quando decidimos recriar a empresa e, para isso, optamos por buscar o suporte de consultorias de renome”, descreveu a diretora do Sabin. Atualmente, a empresa utiliza uma das mais apuradas ferramentas para gestão estratégica, o Balanced Scorecard (BSC), concebido por Robert Kaplan e David Norton e validado pela Harvard Business School. Para Dra. Janete, o reposicionamento da marca e a disparada liderança resultam de Planejamento Estratégico competente.

O recém-eleito Administrador Hospitalar do Ano, Dr. Blun, explorou em sua fala a filosofia adotada pelas instituições que comanda. “A quebra de modelos mentais é imprescindível para o sucesso das organizações. Nossas estratégias são marcadas por um caráter inovador, não admitimos em nenhuma hipótese fazer mais do mesmo”, destacou. Os Hospitais Brasília e Dr. JK também empregam, com sucesso, o BSC que, entre outras peculiaridades, foca tradicionalmente quatro Perspectivas: Aprendizado & Crescimento, Processos Internos, Clientes e Financeira. Segundo Dra. Janete Vaz, a última versão da ferramenta acaba de agregar a Perspectiva Sustentabilidade.

Único representante das Operadoras de Saúde, Dr. Zanatta rememorou a posição da empresa na capital federal em 1999. “A filial era deficitária no ano que assumimos a gestão. Construímos uma estratégia para triplicar o resultado em 5 anos”, descreveu. Hoje, a Amil Brasília é líder de mercado, mas se engana quem acredita que o superintendente está tranqüilo. “O maior risco que uma empresa pode atravessar é confiar no sucesso do passado”, enfatizou.

Nas três falas, um ponto comum: a importância do talento humano para o sucesso empresarial. “A passagem de uma pequena embarcação a um transatlântico depende de pessoas. Ou você continua remando sozinho em águas cada vez mais turbulentas ou investe na formação de uma equipe”, afirmou Dr. Zanatta. Os demais convidados reforçaram a posição. “É prioridade em nossas instituições oferecer aos colaboradores salário competitivo, benefícios, capacitação e comunicação interna”, complementou Dr. Blun. Pelo terceiro ano entre as 150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, o Sabin pratica também a participação nos lucros. “Ganhamos mais quando compartilhamos mais”, comentou Dra. Janete.

Quanto às oportunidades futuras, também foram unânimes. É preciso conhecer três públicos que crescem no País: a nova classe C, proveniente das faixas D e E; o mercado de luxo, representado pela faixa AA; e a terceira idade. “Temos que entender também que a medicina do futuro será a medicina da saúde e não da doença. Vai largar na frente quem compreender agora que o que vamos vender é assistência à saúde”, conclui Dr. Zanatta. | Site: www.grupoathena.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira