Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2015 - 07:36

Universidade Positivo abre as portas para agências de publicidade


Projeto “Sala Mercado” prevê eventos organizados por sete agências e voltados aos acadêmicos.

A Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP) acaba de lançar o projeto “Sala Mercado”, em parceria com sete agências de Publicidade e Propaganda de Curitiba. O propósito da iniciativa é aproximar a UP do mercado e facilitar o ingresso de seus acadêmicos em estágios e oportunidades para profissionais recém-formados, por meio de diversos eventos durante o ano. As empresas participantes são Candy Shop, Creative Bizz, G/Pac, Heads, i-Cherry, Mirum e Trade, sendo que cada uma adesivou salas de aula na UP, na última semana, como atividade incial do projeto.

“Nosso principal objetivo é formalizar a proximidade que temos com o mercado e estreitarmos ainda mais essas relações”, explica a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UP, Christiane Monteiro Machado. De acordo com ela, as agências têm liberdade para organizar os eventos, voltados aos acadêmicos de todos os anos, com a supervisão e em parceria com a coordenação do curso. “Já sabemos que haverá abordagens diferentes, como workshops e concursos, por exemplo. Mas deixamos aberta a possibilidade de formatos distintos”, ressalta.

Além de estreitar relações com o mercado, um dos objetivos da parceria é ter a garantia de que o ensino da instituição está próximo da exigência e da percepção do empregador e do cliente. “Se considerarmos a velocidade como os conceitos mudam, especialmente na área de comunicação, precisamos estar muito próximos da realidade na prática, para formar profissionais atualizados. O mercado é muito ágil”, avalia. Desde 2013, o curso de Publicidade e Propaganda da instituição teve uma transformação na matriz curricular, incluindo a possibilidade de disciplinas optativas, que contam com conteúdo inovadores para os acadêmicos.

A opinião do mercado —A Candy Shop, uma das agências participantes do projeto, elogia a iniciativa da Universidade Positivo. “Percebemos que, mais do que o conhecimento e as ferramentas técnicas, esse tipo de oportunidade faz com que as agências possam buscar formar os seus profissionais, especialmente em relação à visão que elas têm sobre o mercado”, analisa Ricardo Mercer, sócio e diretor de planejamento da Candy Shop.

Na avaliação dele, se o mercado sente, em alguns momentos, um distanciamento entre o ensino da universidade e suas necessidades, é por falta de contato entre ambos. “Todo dia é dia de se aproximar do mercado e estimular os alunos a participar. Para a universidade, também é benéfico ter um aluno mais exigente”, ressalta. A ideia da equipe da Candy Shop é de realizar concursos de campanhas ao longo do ano, abrindo oportunidade de trabalho para o estudante que mais se destaque no período.

Guilherme Gomide, CEO da Mirum, reforça a importância desta parceria. "A Mirum, desde sua origem, tem sido referência na formação de profissionais para o mercado. Por trabalhar com áreas ligadas a tecnologia e inovação, muitas vezes identificamos um distanciamento entre o conhecimento acadêmico e as novas demandas, que se transformam continuamente. A parceria entre a agência e a Universidade Positivo já tem mais de 2 anos e tem sido muito importante para aproximar esses elos, garantindo tanto uma formação mais completa por parte dos alunos, como contribuindo para que o mercado encontre os profissionais de que necessita."

Para a i-Cherry as Salas Mercado consolidam um relacionamento próximo entre a agência e Universidade. Em janeiro de 2015, i-Cherry e UP desenvolveram em conjunto o curso de Pós Graduação em Marketing Disruptivo e Plataformas Digitais. “É muito importante juntar forças com a UP para desenvolver profissionais que estão preparados para ingressar em um mercado de trabalho que se transforma rapidamente e exige pessoas preparadas para entender essas mudanças que acontecem em ciclos cada vez mais curtos e demandam uma grande capacidade de adaptação das empresas que querem sobreviver e andar a frente do mercado, écada vez mais comum vermos indústrias consolidadas serem transformadas por novos entrantes que com auxílio de tecnologia acham maneiras disruptivas de atuação.” comenta Adriano Nadalin, diretor-geral da i-Cherry.

Nadalin acrescenta que boa parte do dia-a dia de trabalho da agência envolve conhecimentos distintos e um desafio constante é atrair profissionais de diferentes áreas e especialidades. “O mercado de marketing digital demanda análises profundas de métricas e estatísticas, isso exige uma série de habilidades e conhecimentos que geralmente não encontramos nos profissionais formados em publicidade e a parceria com uma universidade nos ajuda a atrair profissionais com formação em Economia, Administração, TI e outras áreas que costumam desenvolver profissionais com aptidão em exatas e outros conhecimentos técnicos. Esse tipo de esforço abre as portas do nosso mercado para os profissionais com esse perfil e ainda ajuda a acelerar o desenvolvimento da indústria.

A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional demais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira