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12/05/2015 - 08:39

Software as a Service é a nova aposta do SAS para soluções contra fraudes em seguradoras

Oferta permite instalação rápida mesmo em empresas sem domínio analítico.

São Paulo—O SAS, líder de mercado em soluções e serviços de Business Analytics, lança a tecnologia SAS Fraud Framework no modelo de Software as a Service (SaaS). Ideal para o seguimento de seguradoras, o SaaS possibilita uma abordagem terceirizada que inclui software, hardware e serviço de gestão estratégica contra fraude. O produto é oferecido em diferentes tamanhos para atender, principalmente, às exigências de Pequenas e Médias empresas - dispensando o investimento em equipe interna para analisar os dados.

“A solução é capaz de identificar o invasor da subscrição ao sinistro, melhora o índice de detecção, aumenta a assertividade e agiliza os processos”, afirma Ricardo Saponara, especialista em Fraude em seguradoras do SAS. Ainda de acordo com o executivo, com o SaaS o investimento se torna um custo operacional. “A cobrança é feita por transação, que inclui sinistros, cotações e apólices”, completa. A estrutura SaaS permite a implementação da solução em até quatro meses mesmo que o cliente não tenha uma plataforma com domínio analítico.

A venda de soluções analíticas para fraudes é foco estratégico do SAS e vem recebendo investimentos constantes da companhia. “Hoje, oferecemos soluções estratégicas capazes de atuar de ponta a ponta no levantamento de casos suspeitos das seguradoras, proporcionando rapidez de decisão, governança centralizada e investigação focada”, informa Saponara. Com a abordagem híbrida o nível de assertividade aumenta, gerando modelos de identificação ainda mais eficazes. Hoje o SAS é líder de segmento com o maior market share em Seguros, além de contar com especialistas provenientes da indústria para auxiliar desde implementações até em consultorias estruturais no processo de prevenção às fraudes em seguros.

Dados recentes apontam crescimento rápido de fraudes no segmento de seguros. Uma pesquisa realizada pelo SAS revelou que apenas 21% das seguradoras dos Estados Unidos monitoram a incidência em tempo real e que somente 13% usam uma variedade de técnicas avançadas que envolvem soluções analíticas. O cenário é ainda mais desafiador quando se enfrenta um leque diversificado de fraudes. Para o especialista, em épocas de dificuldade econômica é perceptível o aumento de ciber ataques e fraudes, pois existem pessoas que tentam repor suas perdas de todas as formas. Outro exemplo é o exagero de reivindicações para a obtenção de melhores acordos e, também, a ‘invenção’ de acidentes e reclamações como forma de ganhar dinheiro.

Para combater o aumento das fraudes em seguradoras é fundamental que as empresas busquem maneiras para melhorar suas defesas por meio da revisão de seus processos e do investimento em novas tecnologias. A utilização de regras normais de análise – que necessitam de várias interações – geram falsos positivos por não utilizar recursos de mineração de dados suficientes para a prevenção.

Perfil—O SAS é o líder de mercado em soluções e serviços de Business Analytics e o maior fornecedor independente no mercado de Business Intelligence. Com aplicações de negócios inovadoras, suportadas por uma plataforma de inteligência corporativa, o SAS ajuda clientes em mais de 77.000 instalações a melhorar o desempenho e a oferecer valor, por meio da tomada de decisões mais precisas e de forma mais rápida. Desde 1976, o SAS dá aos clientes em todo o mundo THE POWER TO KNOW® (O Poder do Conhecimento). No Brasil desde 1996, a subsidiária brasileira conta com 200 clientes, escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, cerca de 170 colaboradores e atua em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação. | www.sas.com/br.

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