Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2015 - 08:39

Tentativas de ataques a redes corporativas crescem 339% no primeiro trimestre de 2015, revela Arcon

Ameaças se tornam cada vez mais numerosas e entram no topo da lista de atenção das equipes de segurança da informação.

São Paulo—Recente levantamento da Arcon, empresa especializada em segurança de TI com foco em Serviços Gerenciados de Segurança (MSS – Managed Security Services), revela que as tentativas de ataques a redes corporativas aumentaram 339% nos três primeiros meses do ano, se comparado com o mesmo período de 2014. Em números absolutos, foram 259.421 ameaças entre janeiro e março de 2015 contra 76.533 no ano passado.

Entre as principais ameaças estão as tentativas de invasão (39%) - entrada não autorizada a um computador ou rede - e os Worms (48%) - programa semelhante a um vírus com a diferença de ser auto-replicante, ou seja, cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Essas infecções podem ocorrer por meio de conexões de redes locais e Internet.

“Se no início de 2014, a maior preocupação das equipes de segurança da informação era manter as empresas livres de vírus e outros tipos de códigos maliciosos o cenário em 2015 é muito mais preocupante e requer atenção redobrada para que as tentativas de ataques não obtenham sucesso e se tornem uma invasão efetiva, resultando em violações com danos”, diz Wander Menezes, especialista em segurança da informação do Arcon Labs. Para ele, a espionagem virtual, os ataques internos, vírus e phishing são os tipos de ameaças que vão demandar preocupação nos próximos anos.

Os números ainda revelam que a onda mundial de aumento de ataques também tem afetado o Brasil. De acordo com Menezes, as tentativas de ataques que antes representavam 19% dos incidentes, chegaram a 71% nos três primeiros meses do ano. “Somente em janeiro de 2015 foram registradas mais tentativas de ataques do que durante todo o primeiro trimestre de 2014”, ressalta.

De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), o país vem acompanhando o crescimento desses números. Em 2014, houve o triplo de ataques à segurança de redes que em 2013. O Centro recebeu mais de um milhão de notificações de incidentes envolvendo computadores conectados à Internet, o que representa 197% a mais que no ano anterior. Como destaque estão os ataques de negação de serviço (DoS – Denial of Service), que totalizaram 223.935 notificações, um número 217 vezes maior que o registrado em 2013.

Resposta aos incidentes:“Enquanto o mundo corporativo investe altos valores em hardwares e softwares, acreditando que seja suficiente para assegurar as informações, na verdade é preciso entender que este é apenas um dos passos necessários à mitigação do risco”, alerta Menezes. O especialista explica que a segurança se faz em camadas e que as tecnologias são fundamentais como primeiro nível de defesa. “A proteção efetiva de uma empresa contra ameaças cibernéticas requer monitoração constante, 24x7, do ambiente de TI, especialmente sobre ativos que possuem informações críticas. Somente desta forma é possível saber o que realmente acontece com a segurança da rede e, assim, conseguir identificar tentativas de ataques a tempo de evitar uma invasão”, finaliza.

A Arcon —Atuando no mercado nacional desde 1995, a Arcon é uma empresa especializada em segurança de TI com foco em serviços gerenciados de segurança (MSS – Managed Security Services) e que tem como principal objetivo proporcionar a segurança de tecnologia da informação indispensável para seus clientes, elevando o nível de proteção e maximizando os resultados de seus investimentos.

Com um completo portfólio e sólidas parcerias com os principais fabricantes do mundo, a empresa monitora e gerencia ambientes, mitiga os riscos e previne incidentes em empresas de médio e grande porte.

Com SOCs redundantes localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Flórida, e com uma equipe de profissionais de segurança certificados e altamente capacitados, a Arcon processa 1 bilhão de eventos por dia, protege mais de 600.000 ativos nos 5 continentes e possui inteligência única na América Latina com 850 regras de correlação de eventos.

Nos últimos três anos a empresa cresceu a uma média de 35% ao ano, conquistou mais de uma centena de clientes e firmou-se como referência no mercado brasileiro de MSS, tendo conquistado, ainda, o primeiro lugar no ranking Anuário Outsourcing, no segmento MSS, por 4 anos consecutivos. [www.arcon.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira