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12/05/2015 - 09:04

Novo estudo da DNV GL sugere possíveis desenvolvimentos para o futuro da regulamentação de segurança offshore

Estudo analisa os atuais regimes regulatórios de vários países, inclusive Brasil, fazendo recomendações para redução do risco de grandes acidentes.

A DNV GL, líder mundial em consultoria para a indústria de óleo e gás, lançou um estudo sobre regulamentação de segurança em operações offshore durante o evento OTC- Offshore Technology Conference em Houston, nos Estados Unidos. O estudo “Regulatory Outlook: The way forward for offshore regulatory safety regimes” discute possíveis cenários para a evolução da regulamentação em diferentes países e identifica os fatores-chave para a redução de riscos de grandes acidentes em cada região. Entre eles, aponta o estudo, estão maior harmonização dos regulamentos de proteção à saúde, à segurança e ao meio ambiente (HSE), além de uma intensificação da troca de informações e experiências entre reguladores e operadores.

“A segurança ocupacional e a segurança de processo têm melhorado significativamente nos últimos anos”, diz Alex Imperial, gerente regional da divisão de Óleo e Gás da DNV GL para a América do Sul. “Porém grandes acidentes continuam a ocorrer, daí a necessidade de se identificar novas maneiras de evitá-los, como por exemplo, assegurar a integridade das barreiras de segurança durante todo o ciclo de vida, intensificar o foco em gestão de mudanças e dar mais ênfase aos fatores humanos com o objetivo de construir uma cultura de segurança mais robusta”.

A regulamentação de segurança varia consideravelmente em todo o mundo e pode evoluir em diferentes direções, exigindo que as empresas de óleo e gás alinhem seus padrões globais de operação aos regulamentos locais, além de gerar a necessidade de uma clara supervisão onde a legislação é menos desenvolvida.

“Não podemos dizer com certeza como os regimes nacionais ou regionais irão evoluir, mas conseguimos apontar uma gama de possíveis desenvolvimentos com recomendações de como um regime eficaz de segurança offshore deveria ser. Um novo marco para regulamentação de segurança no Brasil são os novos Regulamentos Técnicos para a Gestão da Segurança Operacional de Dutos Submarinos, e para o Sistema de Gerenciamento da Integridade de Poços, ambos atualmente sendo desenvolvidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e que estão bem alinhados com as boas práticas e tendências internacionais”, acrescentou Imperial.

No dia 13 de maio(quarta-feira), a DNV GL realizará um seminário no Rio de Janeiro com as principais partes interessadas para apresentar e discutir os principais temas relacionados a esse novo marco. Na ocasião, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) falará sobre o novo regulamento de segurança em poços, que em breve será lançado para a indústria.

Além do Brasil, o relatório inclui estudos de caso sobre a regulamentação offshore no México, na União Europeia, Angola e Austrália.

“A contribuição da DNV GL como especialista em gestão de riscos consiste em prestar assistência para o entendimento de riscos de grandes acidentes à indústria, que enfrenta ambientes cada vez mais complexos e desafiadores. Gostaríamos de ver o aprendizado decorrente de incidentes e grandes acidentes incorporado em regulamentações de segurança bem como nas práticas operacionais das empresas.”, diz Elisabeth Tørstad, CEO da divisão de Óleo e Gás da DNV GL.

Após cinco anos do acidente de Macondo, a DNV GL também resumiu os principais resultados de mais de 20 investigações desde o acidente em um novo relatório 4.

.“Regulatory Outlook: The way forward for offshore regulatory safety regimes”: [www.dnvgl.com/regoutlook].

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