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12/05/2015 - 09:16

Cheiro de coisa boa no ar...


Fabricantes de produtos de limpeza investem em fragrâncias sofisticadas e conquistam os consumidores mais exigentes.

Entre os quesitos importantes de um produto de limpeza considerados pelo consumidor brasileiro, assim como seus ativos compostos na formulação, as fragrâncias ganham uma atenção especial dos fabricantes.

“Há bastante tempo identificamos essa tendência de sofisticação no mercado de limpeza. Os consumidores não querem mais um banheiro cheirando cloro ou pinho, lembrando rodoviária. A novidade da vez é o uso da perfumaria fina e de embalagens, frascos e tampas que lembram a indústria cosmética”, analisa Cristiane Araújo, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Ingleza, fabricante de produtos de limpeza com 55 anos de mercado.

A empresa entende que a fragrância é considerada por muitos consumidores como o reconhecimento da limpeza. “Toda faxina é um trabalho árduo e o perfume é o finalizador, seja de uma cera, um desinfetante ou um limpador perfumado. A fragrância que fica no ar é que dá a noção de limpeza. Em uma casa perfumada, você consegue enxergar brilho e asseio”, explica a química, destacando a importância desse atributo no segmento.

A Ingleza está posicionada hoje entre as três principais marcas de produtos de limpeza do Brasil e se destaca no mercado pela eficiência comprovada de suas fórmulas; pelo preço acessível dos produtos e pelas fragrâncias marcantes, que são inspiradas em perfumaria internacional. Podemos destacar como diferencial da marca duas novidades que acabam de chegar ao mercado, um lançamento, o UAU Perfumes Flor de Cerejeira; e outro uma revitalização de linha, a Pinho Trop, que chega às gôndolas com perfumes surpreendentes, nunca antes sentidos nesta categoria, além da eficiência na eliminação de germes e bactérias já reconhecida pelos consumidores.

A importância do cheiro —A gerente de P&D da Ingleza lembra que há alguns anos eram utilizadas notas muito funcionais nas fragrâncias dos produtos. Para parecer limpo o ambiente tinha cheiro de cloro ou de pinho. Hoje, tudo é muito diferente! “Os produtos da nossa linha de limpadores perfumados e de desinfetantes são inspirados nos perfumes mais sofisticados do mundo, como os das marcas Dior, Armani, Cacharel e Carolina Herrera. Além da durabilidade da fragrância, que fica no ambiente por mais de 15 horas”, reforça.

Ao contrário da maioria dos produtos de limpeza, em que o impacto da fragrância é menor, Cristiane Araújo informa que no caso dos limpadores perfumados o atributo chega a representar 50% do custo. “Nossos produtos de maior sucesso são os extremamente perfumados, como a linha UAU Perfumes. Percebemos isso nas pesquisas dentro da casa da consumidora, quando ela comenta: veja como minha casa ficou cheirosa! As pessoas chegam e perguntam o que eu usei. Isso é reconhecimento do trabalho dela”, completa.

Cristiane Araújo ainda explica que o processo de escolha de uma fragrância leva em torno de um mês e meio. Inicialmente, a Ingleza, que trabalha com grandes casas perfumistas, com Firmenich, Givaudan, IFF, Robertet e Symrise, entrega um briefing dos atributos que a fragrância deve transmitir e o custo, e as empresas apresentam sugestões. “A decisão é tomada com base em avaliações realizadas dentro da empresa, inclusive em testes cegos de cabine com consumidores, que incluem a adequação da fragrância, bem como sua estabilidade”, completa a química.

Curiosidade sobre o mercado —Vale destacar que a categoria de limpadores perfumados está em franca expansão no Brasil, movimentando cifras anuais superiores a 165 milhões de reais, 37 milhões de litros e 74 milhões de frascos, e que a Ingleza está entre as cinco principais marcas do segmento nesta categoria no país.

Perfil—A Ingleza tem 55 anos de mercado e parque fabril localizado em Santa Luzia (MG). A planta industrial, onde produz e envasa os produtos e desenvolve as embalagens em fábrica própria, está instalada num terreno de 262 mil m2, sendo 30 mil m2 de área construída, onde mantém moderno e exclusivo Centro de P&D, além de uma reserva florestal. O mix de produtos abrange 11 categorias, incluindo as divisões Doméstica, Automotiva e Profissional. No mercado nacional está posicionada entre as três principais empresas de produtos concentrados no Brasil, e entre as cinco principais empresas nos segmentos que atua.

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