Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2015 - 09:16

Receita líquida da Abril educação avança 12% e totaliza R$ 374,7 milhões no 1T15

Crescimento da receita líquida foi impulsionado pela campanha de captação de alunos de Sistemas de Ensino e de Escolas.

São Paulo— A Abril Educação S.A. (ABRE3), maior companhia de Educação Básica do Brasil, fecha o primeiro trimestre de 2015 com receita líquida de R$ 374,7 milhões, 12% a mais do que o mesmo período do ano passado. Esse aumento decorre da contribuição positiva dos segmentos de Sistemas de Ensino e Escolas e Cursos Preparatórios, que devem compor a base de alunos para o ano letivo de 2015. Em conjunto, as duas áreas contribuíram com R$ 210 milhões de receita, em função da captação de alunos com crescimento de 18% em Sistemas de Ensino Tradicionais e em Escolas Próprias.

O Ebitda ajustado pela remuneração totalizou R$ 146,5 milhões no 1T15, um crescimento de 8% sobre o 1T14. No primeiro trimestre de 2015, ocorreu a conclusão da transferência do controle da companhia para a Thunnus Participações S.A, sociedade detida pelos fundos de investimentos geridos pela Tarpon.

“Os resultados desses três primeiros meses confirmam uma boa tendência da companhia. Olhando para o futuro, reafirmamos nosso compromisso com educação básica de qualidade e esperamos conduzir nosso negócio com uma gestão baseada na meritocracia e na integração de nossas equipes e atividades, com estímulo à inovação, e no olhar atento às oportunidades de expansão. O crescimento na área de educação, tão estratégica para o país, é algo ao mesmo tempo entusiasmante e desafiador ”, afirma Eduardo Mufarej, presidente da Abril Educação.

Desempenho por negócios —Os Sistemas de Ensino Tradicionais (Anglo, pH, SER, GEO, Maxi, Motivo e Farias Brito) encerraram março de 2015 com 776 mil alunos matriculados em 2.480 escolas das redes públicas e privadas. A receita líquida por aluno avançou 2,8%, passando de R$ 148,1 por aluno para R$ 152,2 por aluno no 1T15, em virtude, principalmente, da entrada do SESI nacional na base de alunos e pelo forte crescimento na rede pública, ambos contribuindo para o avanço das marcas com ticket médio menor. O Sistema de Ensino Técnico ETB encerrou o 1T15 com crescimento de mais 45 mil alunos em relação ao 1T14. O Líder em Mim (OLEM) contava, ao final do 1T15, com 73 mil alunos, o que representa um crescimento de mais 45 mil alunos se comparado com o mesmo período do ano passado.

O segmento de Idiomas (Red Balloon e Wise UP) encerrou março com 87,4 mil alunos matriculados em 427 unidades. O destaque fica por conta do crescimento de 23% no número de alunos do Red Balloon em relação ao 1T14. A Wise Up compensou a queda de 13% nas matrículas do 1T15 com o crescimento de 11% na quantidade de alunos/franquia em relação ao 1T14 e crescimento de 6% na venda de kits de material, se comparado com o mesmo período de 2014. Esse resultado é reflexo da nova política de priorizar o atendimento de qualidade aos alunos e franqueados nesse segmento.

Em Editoras, o segmento privado comercializou 2,1 milhões de livros no 1T15, número 18% inferior do que o reportado no 1T14. A redução é explicada pelo novo foco da companhia na venda de coleções premium, sendo parcialmente compensada pelo aumento de 8% no preço médio dos livros vendidos. No segmento público, as vendas se concentram no último trimestre de 2015, quando é aguardado o resultado do PNLD 2016 sobre as coleções aprovadas.

O negócio de Escolas e Cursos Preparatórios fechou o 1T15 com 26,8 mil alunos matriculados em 24 unidades, um avanço de 18% em relação ao 1T14, incluindo as novas aquisições (Sigma Águas Claras e Maxi Cuiabá). No segmento Escolas, o crescimento foi de 33%, incluindo os 3,1 mil alunos dos ativos adquiridos. Em bases comparáveis, o avanço de Escolas foi de 10%, com 5% de aumento no ticket médio dos Colégios. Em Cursos Preparatórios, houve uma redução de 2% no número de alunos devido à concorrência mais agressiva nesse segmento.

Perfil—A Abril Educação S.A. [www.abrileducacao.com.br], empresa de capital aberto com ações negociadas na BM&FBovespa (ABRE3), é a maior no segmento de educação básica do mercado brasileiro. Além das editoras Ática e Scipione, figuram em seu portfólio os sistemas de ensino SER, Anglo, pH, Maxi, Motivo, GEO, Farias Brito, a ETB - Sistema de Ensino Técnico, o Anglo Vestibulares, a rede de escolas pH, o Colégio Motivo e o Centro Educacional Sigma, o modelo de ensino O Líder em Mim, as redes de escolas de inglês Red Balloon e a Wise Up, a rede de ensino móvel Edumobi, a AlfaCon Preparatórios para Concursos e a MSTech. Atualmente, a Abril Educação atende, com algum produto ou serviço, mais de 130 mil escolas e a cerca de 35 milhões de alunos em todos os estados da federação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira