Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2015 - 09:22

"Bracher-Pintura & Permanência" no CCBB Rio

Artista pinta retrato ao vivo na Exposição "Bracher-Pintura & Permanência", que acaba de ser contemplada com Destaque Especial no Prêmio Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA.

Com patrocínio da Brasilcap, empresa líder no mercado de capitalização há 19 anos, o pintor mineiro realiza exposição "Bracher-Pintura & Permanência", que acaba de ser contemplada com Destaque Especial no Prêmio Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA, edição 2014, divulgado no último dia 29 de abril. O troféu criado pelo escultor Nicolas Vlavianos põe em evidência personalidades por meio de homenagens e aponta destaques no cenário das artes plásticas.

O artista —Aos 74 anos, Carlos Bracher, mineiro nascido na cidade de Juiz de Fora e casado com a pintora Fani Bracher, é o artista brasileiro que mais expôs no exterior, realizando exposições individuais há mais de 40 anos, em galerias e museus de Paris, Roma, Milão, Moscou, Japão, China, Londres, Rotterdam, Haia, Madri, Lisboa, Montevidéu, Santiago do Chile, Bogotá e Kingston. Sobre seu trabalho já foram publicados sete livros e realizados dezenas de filmes e documentários.

Na década de 1990 iniciou uma sequência de “Séries Temáticas”. A primeira lhe deu projeção internacional. Em 1990, Bracher percorreu os caminhos do também pintor expressionista Van Gogh realizando a série “Homenagem à Van Gogh”, com 100 telas pintadas no centenário de morte do artista, dando vazão a uma paixão de adolescência. A partir da série, o artista foi convidado a expor em importantes museus da Europa, América e Ásia. Em 1992 lança seu olhar ao mundo industrial, pintando a série Do Ouro ao Aço, sobre a siderurgia em Minas Gerais.

Na “Série Brasília”, de 2007, faz homenagem a Juscelino Kubistchek, pintando 66 quadros nas ruas e esplanadas da capital expostos no Museu Nacional, projeto de Niemeyer. Em 2012, realiza a Série Petrobras, imprimindo visão artística ao mundo industrial do petróleo. Pinta, in loco, as principais refinarias da empresa com a produção de 60 obras, entre pinturas e aquarelas.

Em 2014, data dos 200 anos da morte de Aleijadinho, acaba de realizar a série “Bracher: Tributo a Aleijadinho” que faz uma releitura contemporânea sobre a obra do grande mestre do Barroco. Atualmente uma retrospectiva com 50 quadros, produzidos entre 1961 a 2006, percorre diversas cidades europeias já expostas no Museu de Arte Contemporânea de Moscou, Frankfurt, Praga, Estocolmo, Bruxelas, Bruges, Basilea, Dusseldorf, Luxemburgo e Gotemburgo

. Exposição "Bracher-Pintura & Permanência", até o dia 1º de junho, de quarta a segunda-feira), das 9h às 21h, no Centro Cultural Banco do Brasil — Rua Primeiro de Março 66, Centro do Rio de janeiro(RJ).Grátis | Classificação: Livre. Telefone: (21)(3808-2020) | www.bb.com.br/cultura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira