Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2015 - 07:39

Trajetória da operadora de telecomunicações GVT vira livro

Que chega às livrarias de todo país. Alvo de uma transação que movimenta R$ 25 bilhões, a GVT também influenciou diretamente o processo de consolidação do setor de telecomunicações.

Por trás de todo grande sucesso, há sempre uma história de superação e determinação. Em Sobre fibras e gente, os autores Bruno Fernandes, consultor e professor, e o jornalista Chico Barbosa narram a trajetória da GVT, empresa que mudou as telecomunicações no Brasil.

Com aplicações de gestão, tecnologia, finanças, marketing e produtos, o livro chega às livrarias em maio pela Editora Sextante. Trata-se da mais nova biografia empresarial da editora, que mostra o lado humano da GVT, como sugere o título. Depois de começar, em 1999, com investimento de R$ 100 mil pela licença para operar, passou a valer R$ 25 bilhões quinze anos depois, com proposta realizada pelo Grupo Telefónica.

O prefácio do livro é assinado por Nicola Calicchio, presidente da McKinsey na América Latina, e a introdução, pela jornalista Graziella Valenti. Para escrevê-lo, os autores fizeram mais de quarenta entrevistas com fundadores, atuais e ex- controladores, atuais e ex-gestores da GVT, além de lideranças do mercado de telecomunicações, mercado financeiro e consultores do mundo corporativo, compondo um retrato de época da economia e dos negócios. Além disso, pesquisaram centenas de matérias em jornais e revistas nacionais e internacionais, artigos acadêmicos e documentos.

Sinopse —A obra apresenta a GVT como um caso bem sucedido de startup brasileira e pode inspirar novos empreendedores. Foram 15 anos nem sempre tranquilos. Como empresa espelho, termo usado para designar operadoras que competiriam com as empresas já estabelecidas, a GVT começou do zero, sem clientes, ao contrário das concessionárias (ou incumbentes). Enfrentou escassez de recursos para investimento, crises que abalaram as principais economias mundiais e um mercado de telecomunicações extremamente competitivo.

Para levantar recursos, abriu capital na BM&F Bovespa em 2007. A partir daí, expandiu sua área de atuação para outros estados e lançou novos produtos, chamando a atenção de um grupo mundial do ramo da comunicação e entretenimento. Em 2009, foi adquirida pelo grupo francês Vivendi. Com isso, ganhou mais musculatura.

A empresa acelerou o processo de expansão geográfica e o crescimento da base de clientes. Logo, passou a incomodar os grandes players do mercado ao entrar em mercados importantes e se consolidar como empresa referência em inovação e qualidade.

Por fim, com presença em 156 cidades brasileiras de Norte a Sul do país, recebe proposta do Grupo Telefónica representando o maior investimento estrangeiro em um ativo brasileiro desde os anos 80, segundo estudo da SDC/Thomson Reuters.

“Sobre fibras e gente” | Prefácio: Nicola Calicchio, McKinsey | Introdução: Graziella Valenti, jornal Valor Econômico | Editora: Sextante | Tiragem: 12 mil exemplares (primeira edição) | 250 mais 30 do caderno de fotos em 250 páginas, com preço ao consumidor: R$ 39,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira