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15/05/2015 - 08:48

DNV GL promove encontro com líderes de mercado

Para debater o futuro da regulamentação de segurança offshore. Seminário técnico sobre construção de poços no Rio de Janeiro discutiu os principais desafios da indústria.

A DNV GL, líder mundial em consultoria para indústria de óleo e gás, reuniu ontem no Rio de Janeiro executivos da Statoil, Petrobras, ANP e IADC, entre outras instituições, para o seminário Drilling and Well Integrity and Safety & Managed Pressure Drilling (Integridade e Segurança de Perfuração e Poços, e Gerenciamento de Pressão durante a Perfuração).

O seminário foi dividido em nove sessões, em que foram discutidas técnicas de segurança e perfuração visando manter a integridade dos poços, bem como a aplicação de novas tecnologias como MPD. Grandes acidentes puderam ser analisados, assim como cases e experiências nacionais e internacionais na aplicação e desenvolvimento de tecnologias e sistemas de gestão de integridade. As palestras abordaram desafios presentes e futuros, além de tendências da indústria, e discutiram possíveis soluções envolvendo todas as fases do ciclo de vida de poços - do projeto ao abandono.

Carlos Cabral, assessor técnico na Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP, apresentou o novo modelo de marco regulatório para perfuração e gestão de integridade de poços, ainda em fase de elaboração, e destacou os últimos grande acidentes do setor, pontuando a importância do fator humano na segurança operacional para prevenção, mitigação e controle de situações críticas.

O Brasil está entre os dez maiores produtores globais, com mais de 90% da produção offshore e em águas profundas. E a regulamentação de segurança varia consideravelmente em todo o mundo, e pode evoluir em diferentes direções, exigindo que empresas de óleo e gás alinhem seus padrões globais de operação aos regulamentos locais. “A segurança ocupacional e a segurança de processo têm melhorado significativamente nos últimos anos”, disse Alex Imperial, Gerente Regional da divisão de óleo e gás da DNV GL para a América do Sul. “Porém grandes acidentes continuam a ocorrer, daí a necessidade de se identificar novas maneiras de evitá-los como, por exemplo, assegurar a integridade das barreiras de segurança, intensificar o foco em gestão de mudanças, e dar mais ênfase aos fatores humanos com o objetivo de construir uma cultura de segurança mais robusta”.

Ainda de acordo com Imperial, é possível apontar uma gama de recomendações de como um regime eficaz de segurança offshore deveria ser. “O novo regulamento técnico para o Sistema de Gerenciamento da Integridade de Poços (SGIP), em desenvolvimento pela ANP, está bem alinhado com as boas práticas e tendências internacionais, cobrindo os principais elementos de uma abordagem moderna de gestão de segurança”.

A DNV GL vem colaborando com vários órgãos reguladores em todos os continentes a fim de contribuir para a melhoria dos modelos de segurança offshore. E na semana passada lançou na OTC, em Houston, o estudo “Regulatory Outlook: The way forward for offshore regulatory safety regimes”, que além do Brasil, inclui estudos de caso sobre a regulamentação offshore no México, União Européia, Angola e Austrália. “Regulatory Outlook: The way forward for offshore regulatory safety regimes”, no www.dnvgl.com/regoutlook.

Perfil—1. Um estudo interno da DNV GL em dados desempenho de HSE dos relatórios anuais e de sustentabilidade das principais empresas do setor em 2014 mostra uma redução de dez vezes em incidentes reportados por 200.000 horas-homem ao longo dos últimos 20 a 30 anos, excluindo lesões com afastamento.

2. ‘Offshore major accident safety: Is SEMS enough?’, Pitblado R and Bjerager P; DNV GL. OTC-130TC-P-412-OCT, 2013

3. ‘Accident epidemiology and the RMP rule: Learning from a decade of accident history data for the US chemical industry’, Kleindorfer PR, Lowe RA, Rosenthal I; Uni. Penn, Wharton Business School, Final report for cooperative agreement; R-83033301, 2007

4. ‘Summary of Macondo enquiries’, DNV GL 2015, download (www.dnvgl.com/macondo)

5. ‘Enhancing offshore safety and environmental performance’, DNV GL, 2013. An updated version of the DNV GL safety model in this publication is being published in 2015 in the DNV GL report ‘Offshore safety – initiatives to improve major accident hazard performance’.

Perfil da DNV GL —Em 12 setembro de 2013, DNV e GL se fundiram para formar a DNV GL. Motivada pelo objetivo de proteger a vida, a propriedade e o meio ambiente, a DNV GL possibilita às organizações avançar em seus negócios com segurança e sustentabilidade. A empresa fornece classificação e garantia técnica, juntamente com software e serviços de consultoria especializada independente para as indústrias marítima, de petróleo e gás e de energia, além de serviços de certificação para os clientes de uma ampla gama de indústrias. Fundada em 1864 e com alcance global, opera em mais de 100 países com 16 000 profissionais que se dedicam a ajudar os clientes a tornar o mundo mais seguro, mais inteligente e mais verde.

A DNV GL Oil & Gas —A DNV GL é a líder mundial em consultoria técnica para a indústria de óleo e gás. Da concepção ao descomissionamento, permitimos que clientes aumentem a segurança e a confiabilidade, além de gerenciar os custos em projetos e operações. Nossos 4 000 especialistas em óleo e gás são dedicados a um futuro energético seguro e sustentável. Impulsionada por uma curiosidade para o progresso técnico, fornecemos um terreno neutro para a colaboração, ajudando a criar competências, partilhar conhecimentos e definir padrões na indústria, aplicando esse conhecimento em soluções independentes e permitindo que os clientes operem com segurança e eficiência.

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