Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2015 - 09:05

Prática educativa cidadã e Lélia Gonzalez em debate na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

Exibição de documentário, roda de conversa e oficina para professores e gestores municipais são atividades de evento do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil.

Cerca de 35 professores e gestores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro (RJ) participam, no dia 15 de maio (sexta-feira), da oficina e roda de conversa “Contribuições de Lélia Gonzalez para a prática educativa cidadã”. As atividades integram o lançamento do Projeto Memória “Lélia Gonzalez - o feminismo negro no palco da história” junto à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). O Projeto Memória é uma iniciativa a Fundação Banco do Brasil em parceria com Brasilcap e Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh). Já o evento desta sexta é uma realização do Comitê de Gênero da SME/RJ e Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e será no Centro de Estudos, a partir das 9h.

Historiadora, antropóloga e filósofa, autora de livros e diversos artigos, Lélia Gonzalez (1935 - 1994) foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado. Educadora, ativista e intelectual de destaque, seu pensamento contribuiu para a formação de uma consciência crítica em relação aos preconceitos que mantêm mulheres negras em desvantagem na sociedade. “Disseminar o pensamento de Lélia Gonzalez e sua contribuição teórica sobre racismo e sexismo para os cursos de formação de professores da rede municipal de ensino é, também, contribuir com as leis federais que inserem a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena nas instituições de ensino” afirma Antonia Ceva, coordenadora da Redeh.

Durante o credenciamento do público, a partir das 9h, haverá distribuição do kit pedagógico, peça integrante do Projeto Memória Lélia Gonzalez, composto por dois almanaques históricos e caixa para acondicionar o material. Na sequência, às 10h, está programada a exibição do documentário (18’) sobre vida e obra da homenageada e que também integra o portfólio da iniciativa. A mesa de abertura será formada por representante da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, representante do Comitê de Gênero da SME/RJ e Antonia Ceva, coordenadora pedagógica da Redeh. Em seguida acontece a oficina, ministrada pelo professor Paulo Corrêa, da Redeh; e a roda de conversa “Contribuições de Lélia Gonzalez para a prática educativa cidadã”, com professores e gestores municipais do Rio de Janeiro.

Projeto Memória – Realizado pela Fundação Banco do Brasil desde 1997, o Projeto Memória é uma tecnologia social de educação que visa resgatar, difundir e preservar a memória cultural por meio de homenagens a personalidades que contribuíram para a transformação social e construção da cultura nacional. Em edições anteriores já foram homenageados nomes como o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o navegante Pedro Alvares Cabral, o presidente Juscelino Kubitschek, o sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Josué de Castro, o educador Paulo Freire, a feminista Nísia Floresta, o líder da Revolta da Chibata João Cândido, o Marechal Rondon e o poeta Carlos Drummond de Andrade. Acesse o http://www.projetomemoria.art.br e saiba mais.

Lançamento do Projeto Memória “Lélia Gonzalez - o feminismo negro no palco da história” na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, no dia 15 de maio de 2015 (sexta-feira), das 9h as 12h30, no Centro de Estudos, Rua Sacadura Cabral, 119, Praça Mauá , Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira