Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2015 - 09:43

Vendas de etanol em ascensão, aponta ANP

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgou nesta quinzena de maio, que as vendas de etanol hidratado —usado como biocombustível de automóveis — cresceram 27% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior. Já dados da Única – União das Indústrias de Cana de Açúcar, divulgados no dia 12 de maio(terça-feira), a comercialização do hidratado no acúmulo da safra 2015/2016 aumentou 49,39% em relação ao volume da safra anterior.

Este aumento pode estar ligado a diversos motivos, como a volta da cobrança da ontribuição de Intervenção no Domínio Econômico(CIDE), sobre a gasolina e o crescimento da oferta de álcool desde o final do ano passado. Não faltou biocombustível à disposição no mercado. Os estoques estavam alto, o que garantiu abastecimento e preço favorável ao consumidor. Especialistas estão considerando esse cenário positivo como uma tendência. Será necessário, contudo, o aumento do fornecimento de matéria-prima para a produção do combustível mesmo na safrinha e no período de renovação do canavial.

Uma alternativa complementar ao plantio de cana de açúcar é o cultivo do sorgo sacarino Malibu, da Nexsteppe. Matéria-prima de ciclo curto, que atinge seu ponto de colheita com de açúcares fermentescíveis para a produção de etanol de primeira geração em 120 dias. Além disso, seu bagaço pode ser empregado em usinas flex ou em usinas de biocombustível celulósico para a produção do etanol de segunda geração. O bagaço pode ser usado ainda para a cogeração de energia nas usinas. “Para o período de safrinha, de renovação do canavial ou também para o start de greenfields (novas usinas), o Malibu garante a disponibilidade de matéria-prima em menos tempo que a cana, além do melhor aproveitamento de áreas de reforma”, diz o diretor de Agronomia da Nexsteppe, Edson Corbo. Segundo ele, o sorgo Malibu maximiza os resultados industriais do início de safra, sendo um adicional importante para os produtores do setor sucroenergético.

Atualmente, cada hectare de sorgo Malibu produz entre 2,5 e 3,5 mil litros de etanol. “Quando falamos de litros por hectare, o volume de combustível é calculado a partir do brix, da produção de massa por hectare e por outros fatores do cultivo, como por exemplo o teor de fibra. “A Nexsteppe conta com um time dedicado trabalhando nas pesquisas que irão acelerar a curva de aprendizado sobre o cultivo de sorgo sacarino no Brasil”, finaliza Corbo.

Perfil—A Nexsteppe é a primeira companhia de comercialização de sementes de sorgo do mundo criada com o exclusivo propósito de introduzir uma nova geração de soluções escaláveis, confiáveis e de baixo custo em insumos para produção de biocombustíveis, bioeletricidade e bioprodutos. | Blog Nexsteppe: [www.nexsteppe.com.br/blog].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira