Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Páginas da Vida abordará a Hepatite C

As cenas da novela Páginas da Vida, da Rede Globo, que se passam dentro da Casa de Saúde Santa Clara de Assis já estão chamando atenção dos telespectadores para a hepatite C. O cenário traz cartazes de conscientização sobre a doença, que entrará no enredo da trama nos próximos capítulos. De acordo com Carlos Varaldo, presidente da ong Otimismo (www.hepato.com), a personagem Gabriela Azevedo, representada pela atriz Carolina Oliveira - a Maria de "Hoje é Dia de Maria", irá descobrir que é portadora de hepatite C. A personagem é filha do chefe de enfermagem Lucas, interpretado pelo ator Paulo César Grande, e Angélica, Cláudia Mauro. Na ficção a jovem atriz irá enfrentar o vírus HCV (da hepatite C), que na vida real já infecta mais de 170 milhões de pessoas em todo o mundo. Hoje a doença é um dos mais sérios problemas de saúde pública no Brasil, sendo a principal causa de transplante de fígado no país. Além disso, a hepatite C já infecta cinco vezes mais que a Aids. De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, cerca de 3 milhões de brasileiros podem estar infectados pelo vírus HCV, ou seja 1,5% da população.

Como a doença raramente provoca sintomas, só é descoberta quando evolui para quadros mais graves como cirrose ou câncer. Por esse motivo, cerca de 90% dos contaminados desconhecem serem portadores do vírus. O HCV é transmitido pelo contato com sangue humano contaminado. Pessoas que receberam transfusão de sangue ou derivados antes de 1992 podem ter adquirido hepatite C, já que até a data as bolsas de sangue não eram testadas contra o vírus.

Apesar de grave, hoje a doença já tem grandes chances de cura. Cerca de 20% dos infectados eliminam o vírus espontaneamente. Dos 80% restantes, cerca de dois terços, quando tratados corretamente, são curados. Quanto mais cedo for detectada a hepatite C, maiores as chances de cura ou de impedir a progressão da doença para a cirrose ou um câncer no fígado. Conhecendo a condição de portador, o paciente poderá ser tratado corretamente. A terapia mais avançada para combater o problema já é disponível gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), trata-se do Interferon Peguilado.

"Na próxima consulta médica é conveniente realizar o teste de detecção da hepatite C. O doente não fica amarelo e o hemograma não detecta a doença. O nome do teste é ANTI-HCV". Informa o presidente da ong Otimismo de apoio aos pacientes com hepatite.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira