Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2008 - 11:18

Sadia supera a barreira de US$ 2 bilhões em exportações e tem o maior ebitda de sua história

Com receita bruta de R$ 9,8 bilhões, a companhia fechou o ano com lucro líquido 83% maior e aumento de 13,4% no volume de vendas.

A Sadia S.A. fechou o ano de 2007 com faturamento de R$ 9,8 bilhões, o que representou um crescimento de 24% em relação a 2006 e um dos melhores resultados já registrados em sua história. A receita líquida aumentou 25,4%, para R$ 8,6 bilhões. O EBITDA evoluiu 66,9% e atingiu R$ 1,1 bilhão, com margem de 12,7%, dentro do guidance previsto pela companhia de 12% a 13%. O lucro líquido totalizou R$ 689 milhões e cresceu 83% na comparação com o ano anterior. O desempenho deveu-se, entre outros fatores, ao cenário favorável nos mercados interno e externo e também à estratégia de crescimento sustentável adotada pela companhia. A companhia encerrou 2007 com investimentos de R$ 1,1 bilhão tendo como focos o seu projeto de internacionalização e o enriquecimento do mix de produtos de maior valor agregado.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, o volume de vendas da companhia foi de 2,1 milhões de toneladas, 13,4% acima do registrado em 2006. Os esforços da companhia em abrir novos mercados, fortalecer a marca no exterior e investir na melhoria de processos e produtividade, aliados à recuperação dos preços em dólar e à retomada do consumo de aves após a crise da gripe aviária contribuíram para o ótimo resultado alcançado pela empresa no mercado internacional, com aumento de 19,1% no volume exportado, totalizando 1,1 milhão de toneladas. Por outro lado, o aumento da renda do brasileiro estimulou as vendas no mercado interno, em especial dos industrializados que respondem por 78% da receita no mercado doméstico. Com isso, a companhia fechou o ano com um equilíbrio ainda maior entre mercado interno (54%) e mercado externo (46%), totalmente em linha com a estratégia da empresa.

O segmento de industrializados mais uma vez se destacou e continuou sendo o responsável por quase metade do volume de vendas (43%) e da geração de receita (47%) da Sadia em 2007, com aumento de 15,6% e 19%, respectivamente, em relação ao ano anterior. A evolução do segmento está alinhada ao foco da companhia de comercializar produtos de maior valor agregado e de atender a demanda de todas as classes sociais no País.

O desempenho da Sadia no quarto trimestre de 2007 seguiu a tendência de crescimento observada durante todo o ano, com faturamento de R$ 2,9 bilhões (alta de 23,9%). A receita líquida foi de R$ 2,5 bilhões, 25,5% superior à registrada em 2006, com 596,1 mil toneladas comercializadas, volume 17,9% maior do que o do último trimestre do ano anterior. O lucro líquido também teve um resultado expressivo e cresceu 32,4%, totalizando R$ 295,1 milhões. O EBITDA foi de R$ 364,8 milhões, com alta de 6,4% em relação ao mesmo período de 2006.

Mercado Interno - A receita gerada pelo segmento de industrializados foi da ordem de R$ 4,1 bilhões no mercado doméstico, o que equivale a um crescimento de 18,1% na comparação com 2006. As vendas somaram 813 mil toneladas ao longo do ano, representando uma alta de 12,4%. O preço médio dos industrializados apresentou elevação de 4,9% em 2007, decorrente do repasse do aumento dos custos, especialmente dos grãos. No quarto trimestre, volume e receita aumentaram 12,2% e 20,1%, registrando 222,9 mil toneladas e R$ 1,195 bilhão, respectivamente.

O setor de aves gerou uma receita de R$ 559,4 milhões no mercado interno, obtendo crescimento de 13,6% na comparação com 2006. O volume comercializado atingiu 132 mil toneladas e foi 15,1% menor na comparação com 2006, especialmente em razão do redirecionamento do produto para o mercado externo. No quarto trimestre, por sua vez, o segmento apresentou evolução significativa de 46,3% no volume de vendas e atingiu 49 mil toneladas – o maior volume trimestral já obtido pela companhia. O preço médio caiu 12%, mas a receita da ordem de R$ 244,2 milhões foi 28,6% superior ao 4T06.

No segmento de suínos, houve aumento de 6,7% no volume de vendas internas, que totalizou 43,7 mil toneladas. A receita de R$ 190,4 milhões superou em 23,2% o resultado de 2006. No quarto trimestre de 2007, as vendas foram 14% maiores do que em igual período do ano anterior e chegaram a 12,7 mil toneladas. O preço médio praticado foi 28,1% superior e a receita obtida foi 45,9% maior, no valor de R$ 66,3 milhões.

Já o segmento de bovinos registrou crescimento de 6,3% no volume de venda no mercado interno, totalizando 9,5 mil toneladas em 2007. Nos últimos três meses de 2007, o segmento obteve o maior crescimento percentual de receita (R$ 21,8 milhões) entre os trimestres, da ordem de 94,5%. O preço médio cresceu 27,7% e o volume de vendas (3,1 mil toneladas), 52,3%, graças ao redirecionamento do produto ao mercado interno em razão da queda da demanda na Europa, condições mais favoráveis de preço e câmbio.

O volume de vendas total da companhia no mercado interno no ano passado avançou 7,5% em relação a 2006, totalizando 998,4 mil toneladas e gerando receita de R$ 5,3 bilhões, alta de 18,7%. O resultado deveu-se, principalmente, à melhora do poder aquisitivo dos brasileiros, que resultou em crescimento expressivo nas vendas, principalmente, de industrializados. No quarto trimestre, o faturamento de R$ 1,6 bilhão no mercado interno proporcionou crescimento de 22,2% em relação ao mesmo período de 2006. O volume de vendas aumentou 17,3% e chegou a 287,9 mil toneladas.

Mercado Externo - O desempenho da Sadia no mercado externo superou as expectativas. Todos os segmentos nos quais a empresa atua cresceram significativamente e superaram a barreira de US$ 2 bilhões em exportações. O aumento das vendas e a abertura de novos mercados, aliados à evolução de 8,8% no preço médio praticado pela companhia, foram responsáveis pelo crescimento de 19,1% nos embarques em 2007, que totalizaram 1,1 milhão de toneladas. A receita de R$ 4,5 bilhões foi maior em 30,8% na comparação com o ano anterior.

A empresa fechou o quarto trimestre com desempenho semelhante ao observado ao longo do ano. Houve evolução de 16,8% no preço médio em dólar e de 18,4% nos embarques em relação aos três últimos meses de 2006, com a venda de 308,2 mil toneladas para o exterior. No período, a receita gerada no mercado externo foi de R$ 1,2 bilhão, alta de 26% na comparação com igual período do ano anterior.

O segmento de industrializados também foi o destaque do resultado da companhia no mercado externo e cresceu 45,1% no volume comercializado em 2007, totalizando 110,9 mil toneladas. A receita de R$ 465,9 milhões teve alta de 27,2% em relação ao ano anterior, mesmo com a retração de 0,9% no preço médio. No quarto trimestre, o segmento avançou 54,3% nas vendas físicas (28,9 mil toneladas) e 27,8% na geração de receita (R$ 130,7 milhões), na comparação entre os trimestres.

A forte retomada da demanda global por aves resultou em um aumento de 15,5% no volume de vendas físicas (880,7 mil toneladas) para o mercado externo em 2007, o que possibilitou uma recuperação de 27,9% no preço médio em dólar praticado pela companhia. Isso resultou em evolução de 33,1% na receita gerada, que ficou na casa dos R$ 3,2 bilhões. Em relação ao quarto trimestre, as vendas de aves totalizaram 239,8 mil toneladas e cresceram 21,2% na comparação com o período de outubro a dezembro de 2006. Esse desempenho, aliado ao aumento do preço médio de 22,4% em dólar, representaram crescimento de 39% na receita (R$ 937,9 milhões).

Já no segmento de bovinos, o crescimento foi de 9,1% no volume de vendas (47,6 mil toneladas) ao longo de 2007 e de 5,1% no preço médio em dólar. Com isso, a receita gerada pelo setor foi 3% maior e fechou o ano em R$ 265,9 milhões. No trimestre, no entanto, a falta de oferta de gado para abate no mercado interno gerou uma queda de 27,5% no volume exportado (10,4 mil toneladas). O preço médio praticado nas exportações de carne bovina foi 7,3% superior em dólar e 9,8% inferior em reais em relação ao mesmo período de 2006, influenciando também a queda de 34,6% na receita, que foi de R$ 57,3 milhões.

Impulsionado pela abertura de novos países, o segmento de suínos registrou aumento de 33,8% e 25,6% nos volumes embarcados (108,9 mil toneladas) e receita gerada (R$ 472,3 milhões), respectivamente. O preço médio também teve alta de 4,6% em dólar. No trimestre, as vendas físicas (29 mil toneladas) e receita (R$ 128,9 milhões) caíram 0,9% e 9,8%, respectivamente. O preço médio em dólar registrou aumento de 8% e queda de 9% em reais.

Investimentos e Perspectivas - A Sadia realizou investimentos de R$ 1,1 bilhão ao longo de 2007. Cerca de 56,6% dos recursos foram destinados ao segmento de aves, 18,1% ao segmento de industrializados, 12,6% ao setor de suínos, 4,1% em bovinos e o restante foi direcionado, principalmente, a projetos de tecnologia da informação e logística.

Para 2008, a estimativa de crescimento da companhia se mantém entre 12% a 14% nas vendas físicas totais, em relação a 2007, e a margem EBITDA deve ficar novamente entre 12% e 13%. A Sadia pretende continuar investindo firmemente em inovação, com foco em seu core business, tanto no mercado interno como no mercado externo, mantendo o objetivo de dobrar o faturamento em cinco anos.

Do investimento total previsto de R$ 1,6 bilhão, R$ 556 milhões serão aplicados no segmento de industrializados, R$ 558 milhões nas obras de construção da unidade de Lucas do Rio Verde (MT), R$ 70 milhões no segmento de bovinos e R$ 416 milhões em diversos projetos. Entre eles, destacam-se a construção da nova fábrica carbono zero em Pernambuco, a nova fábrica no Oriente Médio, a ampliação da capacidade de produção da Holanda, matrizes e projetos de infra-estrutura e tecnologia da informação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira