Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2015 - 08:18

CVG-RJ comemora Dia Continental do Seguro


Marcello Hollanda, presidente do CVG-RJ, e Samy Hazan, diretor de Seguros de Pessoas da Yasuda Marítima

Com homenagem às entidades do setor e palestra.

O Dia Continental do Seguro [14 de maio] foi celebrado em grande estilo no CVG-RJ, que reuniu personalidades do mercado para comemorar a data, as quais foram brindadas com uma palestra sobre as perspectivas do setor, ministrada pelo diretor de Seguros de Pessoas da Yasuda Marítima, Samy Hazan. Na mesma ocasião, o Clube prestou homenagem às principais entidades do mercado, com a entrega de um belo troféu, pelos serviços prestados e pelas boas práticas adotadas. “Esta foi a forma que encontramos para comemorar data importante para todos que atuamos no mercado de seguros”, frisou o presidente do CVG-RJ, Marcello Hollanda.

Na palestra, Samy Hazan apresentou um panorama do mercado de seguros de pessoas no mundo e no continente americano e falou sobre as perspectivas de futuro para o ramo. “Desde a estabilidade econômica e o controle da inflação, que criaram uma classe média numerosa e com maior poder aquisitivo, o ramo de pessoas vem crescendo rapidamente. Tanto assim que dobrou de tamanho nos últimos 10 anos. O mercado brasileiro foi o que mais cresceu em todo o mundo até 2013”, revelou o executivo, acrescentando que o VGBL e o seguro prestamista são as duas principais alavancas desse processo.

Segundo ele, o Brasil detém hoje uma fatia equivalente a 1,9% do mercado mundial de seguros, sendo o 9º maior no ramo de pessoas e o 10º no segmento “não vida”.

Além disso, na América Latina, o Brasil já lidera com folgas, com Market share de 55%. Há 10 anos, essa participação era de 32%. “O consumo per capita de seguros também vem crescendo significativamente. O valor atual é seis vezes maior que o apurado há dez anos”, acentuou.

Samy Hazan ressaltou ainda o fato de o mercado brasileiro vir atraindo a atração de grandes players internacionais, processo que deu um novo perfil para o setor. Antes dominado por grupos nacionais, o mercado hoje está dividido, com cerca de 50% sob o controle de conglomerados globais.

Diante desse cenário, ganha força a tendência de concentração dos negócios. “O mercado se divide hoje entre os grandes grupos, com atuação generalista, e as pequenas e médias seguradoras, que operam focadas em nichos”, observou o palestrante.

Com relação à distribuição de produtos e serviços, ele projetou um crescimento cada vez mais acentuado dos canais alternativos. Mas, na avaliação dele, o corretor de seguros irá manter sua força principalmente nos casos de riscos mais complexos.

As entidades homenageadas foram: CNSeg, Susep, Fenacor, FenaSaúde, FenaPrevi, FenSeg, FenaCap, Aconseg-RJ, Clube dos Corretores de Seguros, Sincor-RJ, Escola Nacional de Seguros, Sindicato das Seguradoras (SindSeg-RJ/ES), IRB Brasil Re e Sindicato dos Securitários do RJ (SINSEC-RJ).

Além dessas entidades, Marcello Hollanda também recebeu o troféu, em uma surpresa preparada pela diretoria do CVG-RJ. Outro agraciado foi o secretário estadual de Trabalho, Arolde de Oliveira, representado no evento pelo seu chefe de Gabinete, Carlos Côrtes.

Participaram do evento os presidentes da Aconseg-RJ, Olívio Américo; do Clube dos Corretores, Jayme Torres; e do CVG-PR, David Novloski; o vice-presidente do Sincor-RJ, Ricardo Garrido; e os diretores da Susep, Danilo Claudio da Silva; Fenseg, Joel Gomes da Silva Jr.; FenaPrevi, Luiz Peregrino; e FenaCap, José Ismar Torres, além de executivos de várias seguradoras e corretores de seguros. | Vânia Absalão/VTN.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira