Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2015 - 08:35

Porto Itapoá

Canal de Acesso da Baía da Babitonga tem seus parâmetros operacionais ampliados para receber os Grandes Navios. Com os novos parâmetros estabelecidos pela Marinha do Brasil, somente no Porto Itapoá a geração extra de volume pode chegar a 400 contêineres por navio.

O canal de acesso dos navios que atracam na Baía da Babitonga, nos Portos de Itapoá e São Francisco do Sul, passaram por nova avaliação da Marinha do Brasil e novos parâmetros operacionais foram definidos, o que possibilita a utilização de maior capacidade nos navios de grande porte para os dois portos.

De acordo com a Portaria Nº 34/2015, na Capitania dos Portos de Santa Catarina, o aumento chegou a ampliar em 1 metro o calado dos navios de 300 metros de comprimento, por 48 metros de largura, o que habilita essas embarcações a entrarem e saírem do canal de acesso durante a noite. A Portaria anterior limitava a operação desses navios ao período diurno, principalmente em função da largura de 48 metros.

Para os navios maiores, acima de 330 metros, com largura igual ou inferior a 43 metros, o calado foi ampliado em 0,5 metros e, também conseguirão realizar manobras noturnas. Em Santa Catarina apenas os portos de Itapoá e Imbituba recebem navios com essas dimensões e, a partir do novo parâmetro, possibilitando o acesso noturno dessas embarcações, a expectativa é que a movimentação no Porto Itapoá seja ampliada em até 15%.

Como exemplo, um navio com as dimensões do Aliança Itapoá (334 x 43 metros) possui um calado máximo de 12 metros. Para acessar o Porto Itapoá, sua capacidade de carga não poderia ser utilizada em sua plenitude devido às limitações do canal de acesso, que permitia a entrada do navio com um calado em torno de 9 metros apenas, e durante o dia exclusivamente. Agora, com o novo parâmetro, o aumento chegou a 9,5 metros de uso de calado, podendo, após um período de teste, passar a 10 metros.

Em termos de volume o Porto Itapoá já divulga há pelo menos dois anos um cálculo que indica que cada centímetro de calado a mais em um navio, são viabilizados 8 contêineres a mais, por embarcação. Com o acréscimo de 0,5 metros de calado, ou 50 centímetros, para os navios acima de 330 metros de comprimento, o ganho chega a 400 contêineres a mais por navio. Transformando isso em geração de renda, pode-se atribuir que com este novo parâmetro os navios como o Aliança Itapoá poderão gerar a mais aproximadamente US$ 400 mil por atracação(valor total entre taxas/impostos e geração de serviços em geral), somente no Porto Itapoá.

Em quase 4 anos de operação, esta é a terceira portaria expedida pela Marinha do Brasil, ampliando os parâmetros operacionais para o acesso de embarcações na Baía da Babitonga. O local é um dos mais favorecidos do Brasil em termos de profundidade, com áreas que chegam a mais de 30 metros e, 17 metros nos berços de operação do Porto Itapoá, por exemplo. A restrição é específica no canal de acesso, que hoje possui 14 metros de profundidade, porém, com restrições na sua largura, que limitam a movimentação dos navios de grande porte que começaram a operar em águas brasileiras desde 2013.

As melhorias só foram possíveis devido ao comprometimento profissional dos Práticos da Baía da Babitonga e da Marinha do Brasil,que pautam este tipo de avaliação e parametrização sempre com o foco na segurança da navegação.

A expectativa é que ainda este ano o Governo Estadual e Federal executem a dragagem de manutenção do canal, o que deve ampliar ainda mais os parâmetros operacionais da Baía. Está em andamento também o EIA/RIMA, conduzido pelo Porto Itapoá e a Autoridade Portuária de São Francisco do Sul, para o alargamento e aprofundamento do mesmo canal, que buscará a elevação dos parâmetros para os navios de 350-400 metros de comprimento que já estão em operação em outros continentes desde 2012.Em declarações recentes do Governo do Estado, existe o comprometimento em atenderuma série de demandas ligadas ao setor produtivo na região Norte do Estado, entre elas a dragagem de aprofundamento do canal de acesso aos Portos de Itapoá e São Francisco do Sul.

. Abaixo as tabelas com os indicativos dos novos parâmetros do Canal de Acesso da Baía da Babitonga:

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira